Ações e Programas

 

 

FUNARJ

 

PROJETOS

 

# PRÊMIO DE MONTAGEM TEATRAL

De 2019 até hoje, foram 25 projetos artísticos premiados e produzidos. Todos originais e inéditos de montagem teatral de profissionais e estreantes. 

 

 

# PRÊMIO FUNARJ DE PRODUÇÃO DE CURTA-METRAGEM/LAB CURTA

Para estimular o audiovisual foram contemplados já 36 projetos de curta-metragem brasileiras inéditas com temáticas livres. Destinado a produtores de todo território fluminense, mas com parte das vagas destinadas aos do interior do estado e também para diretores estreantes.

 

 

# EDITAL ONDAS DA CULTURA

Promovendo a cultura, a FUNARJ criou este edital que já contemplou 240 fluminenses nas mais variadas áreas, como: Artes cênicas, música, solo musical, dança ou oficina de dança, onde os ganhadores têm seu trabalho exposto pela FUNARJ em nossas redes sociais e YouTube. 

 

 

# Projeto LER - O Festival do Leitor e 4ª Edição Prêmio Rio de Contos 

Festival que traz encontros com autores, contação de histórias, apresentações teatrais de clássicos da literatura, literatura digital, circo literário, quadrinhos e mangás, saraus, cordel, poesia, oficinas literárias, exposições, literatura de acessibilidade, apresentações musicais e homenagens especiais a autores. O projeto foi criado para contribuir na formação de novos leitores e elevar a paixão pela leitura em todas as idades e contextos sociais. A LER promove através da literatura a devolução para a sociedade de espaços públicos esquecidos, revitalizando-os através da escrita, da leitura, da arte e da educação. A iniciativa é um projeto inclusivo e que democratiza as oportunidades nesta cadeia produtiva.



 

# PRÊMIO FUNARJ DE MÚSICA AO VIVO NO RIO E EM BÚZIOS

Para dar oportunidade de trabalho e renda para profissionais da música que ficaram sem ter onde se apresentar, a FUNARJ criou este edital. Já foram contemplados 82 artistas fluminenses para apresentações com entrada franca em espaços geridos pela FUNARJ. Este ano, os shows de quaisquer gêneros musicais acontecem nos equipamentos da Fundação localizados na Vila Kennedy (Teatro Mário Lago), em Marechal Hermes (Teatro Armando Gonzaga) e em Ipanema (Casa de Cultura Laura Alvim). 

Foi feito também o Prêmio FUNARJ/BÚZIOS de Música Ao Vivo contemplando grupos diversos e produções culturais, de forma a estimular novas oportunidades no mercado criativo e a aquecer a cadeia produtiva cultural e artística em Armação de Búzios.

 

 

# PRÊMIO DE ESQUETES FUNARJ/ROQUETTE-PINTO

Visando apoiar os profissionais das artes cênicas, o edital contemplou 40 artistas fluminenses que criaram trabalhos inéditos teatrais em formato de áudio com duração entre três e cinco minutos. Cada esquete além de receber prêmio em dinheiro teve transmissão durante a programação da Rádio Roquette-Pinto (94,1 FM).

 

 

# PRÊMIO FUNARJ DE DANÇA

Único edital na categoria até hoje apresentado pelo estado do Rio de Janeiro. 24 espetáculos de dança a preço popular. A FUNARJ realizou a apresentação de projetos de dança inéditos e originais, que foram contemplados no Prêmio FUNARJ de Dança. São espetáculos de produtores de vários pontos do território fluminense e todos irão se apresentar uma vez em dois espaços da Fundação: Centro do Rio (Teatro João Caetano) e Marechal Hermes (Teatro Armando Gonzaga) a preços populares. 

 

 

# PRÊMIO FUNARJ DE RODAS CULTURAIS DE HIP-HOP 

Pela primeira vez, as Rodas Culturais de Hip Hop têm um prêmio para chamar de seu. O primeiro edital lançado pela FUNARJ exclusivamente para o movimento contemplou 50 grupos de rodas culturais. 

 

 

# EDITAL DE CIRCULAÇÃO TEATRAL

Peças de teatro voltam em cartaz a preços populares nos espaços FUNARJ. Em outubro, dez espetáculos teatrais de produtoras fluminenses não inéditos voltarão aos palcos, mas nos Teatros da FUNARJ localizados em Campo Grande (Teatro Arthur Azevedo), Vila Kennedy (Teatro Mário Lago) e Marechal Hermes (teatro Armando Gonzaga). 

 

 

# EDITAL DE ESTÍMULO DE MANUTENÇÃO DE TEATROS

Teatros que corriam o risco de fechar as portas foram salvos através do Edital de Estímulo de Manutenção de Teatros 2022. Seis equipamentos culturais foram contemplados: O Teatro Sonora, de 100 lugares, em Conservatória; o Teatro Princesa Isabel, de 300 lugares, no Leme; o Teatro Brigitte Blair, de 130 lugares, em Copacabana; o Teatro Cândido Mendes, de 103 lugares, em Ipanema; a Sede da Cia dos Atores, de 60 lugares, na Lapa; e o Teatro Espaço de Criação Intrépida Trupe, de 190 lugares, no Centro.

 

 

# FUNARJ EM CASA

O FUNARJ Em Casa é uma plataforma digital criada pela FUNARJ durante a pandemia que serviu a época como válvula de escape para as produções do Estado do Rio de Janeiro. Funcionando no formato Video On Demand, o streaming permitiu e ainda permite a disponibilização de espetáculos e shows por preços acessíveis a toda população do país, fomentando não só a cultura do estado, como também permitindo acesso à ela, às pessoas distantes das capitais. 

 

 

# PROJETO FIM DE TARDE 

Levar música boa a um preço popular no Centro da cidade na hora do happy hour. Grandes nomes da nossa música realizam apresentações no tradicional palco do Teatro João Caetano num preço que cabe no bolso. A FUNARJ realiza, toda terça-feira, às 18h30, shows a preço popular (R$ 5 reais, inteira) de grandes nomes da música nacional. Só em 2022 já se apresentaram: Preta Gil, Jorge Aragão, Marina Sena, Mart’nália, Roberta Sá, João Bosco, entre outros. Na agenda das próximas semanas: Adriana Calcanhotto, Diogo Nogueira, Maria Rita, Ivan Lins e muito mais.

 

 

# FESTIVAL SINTONIZA A CENA

O Teatro Arthur Azevedo, na Zona Oeste, também tem um festival para chamar de seu! Realizado pela FUNARJ, o Sintoniza a Cena leva artistas expoentes nomes da cena musical fluminense e promove um circuito cultural jovem e alternativo na Zona Oeste, tendo o bairro de Campo Grande como uma outra centralidade na cidade. Priscila Tossan, Caio Prado, Mahmundi e Joca integram a lista de artistas convidados. Ingressos a preços populares.

 

 

# VIVA O COMPOSITOR BRASILEIRO 

O projeto “Viva o Compositor Brasileiro” leva de shows de 8 grandes compositores brasileiros, tais como Ivan Lins, Kleiton & Kledir, Wagner Tiso, Isabella Taviani, Buchecha, Yassir Chediak, Carlos Dafé e Ceiça Moreno nos Teatros Armando Gonzaga, Teatro Arthur Azevedo e Palácio Tiradentes e mais diferentes cidades do Estado do Rio de Janeiro, contabilizando o total de 32 apresentações.

 

 

# A MÚSICA CANTANDO A NOSSA HISTÓRIA

Recordar é viver e valorizar o talento nacional também. O Teatro Laura Alvim, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, recebe o projeto comandado pelo apresentador, cantor e compositor Saulo Laranjeira. Cada noite, um bate-papo com música. Cada convidado mergulha na sua história de vida e obra. Já se apresentaram Luiz Caldas, Elba Ramalho, Leci Brandão, Zélia Duncan, Guilherme Arantes e Margareth Menezes, entre outros. Em outubro, a programação retorna com Ivan Lins.

 

 

# CIRCUITO DE CHORINHO

O grupo Galo Preto é um dos mais antigos de chorinho. O conjunto completou 45 anos de existência em plena pandemia. Em homenagem à célebre data, os integrantes participam de um circuito de apresentações pelo estado. Entre as localidades em que o grupo prevê shows em: Mendes, Vassouras, Búzios, Rio de Janeiro, Valença, São João de Meriti, Paracambi, Engenheiro Paulo de Frontin, Três Rios, Barra do Piraí, Barra Mansa e Piraí.

 

 

# CIRCUITO FUNARJ DE HUMOR

Grandes nomes do humor estão no projeto realizado pela FUNARJ. Davi Pinheiro, André Mattos e Pul Barreto são as atrações que vão percorrer teatros da Fundação espalhando gargalhadas por onde passam. Entre os destinos estão: Vila Kennedy (Teatro Mário Lago), Campo Grande (Teatro Arthur Azevedo) e Marechal Hermes (Teatro Armando Gonzaga).

 

 

# CINE TELA FUNARJ

Já foram mais de 170 exibições do projeto, que leva filmes de qualidade para crianças, jovens e adultos. O projeto se destina à difusão cinematográfica e à formação de plateia através da elaboração e realização de sessões de cinema gratuitas em telões que serão montados em praças e logradouros públicos em diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. 

 

 

# AUTO DE NATAL RIO DE JANEIRO E EM BÚZIOS

Apresentação do espetáculo Auto de Natal em praça pública. O evento será gratuito, aberto ao público, e conta com participação de artistas consagrados como Tonico Pereira, Stepan Nercessian, Antonio Pitanga, Zezé Motta, dentre outros. Será montada uma estrutura com palco, pórticos de entrada com verificação de vacinação, banheiros químicos, segurança, bombeiros civis, posto médico. Em 2021, o evento levou centenas de pessoas para a os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro, com show de encerramento de Diogo Nogueira.

 

 

# PAIXÃO DE CRISTO

Em 2021, a produção reuniu mais de 10 mil pessoas emocionadas na Praça da Via Light, em Nova Iguaçu, relembrando o último ciclo da vida de Jesus Cristo. Direção de Ginaldo de Souza e texto do dramaturgo Benjamim Santos. No elenco, mais de 120 artistas. Entre eles: Zezé Motta, Tonico Pereira, Stepan Nercessian, Antônio Pitanga, David Pinheiro, Roberto Frota, Thiago Justino, Ana Botafogo, Angela Vieira, Debora Lamm, Inez Viana, Luiza Tomé e Isadora Ribeiro.

 

 

# RESTAURO DOS MURAIS DE DI CAVALCANTI NO TEATRO JOÃO CAETANO

Considerados os dois mais importantes murais da América Latina, com valor de R$ 100 milhões, estão sendo restaurados pior de Di Cavalcanti estão sendo reformados a pedido da FUNARJ, que contratou equipe de técnicos que fizeram o restauro do mural “Guerra e Paz”, de Portinari, na sede da ONU. Os dois raros painéis de Di Cavalcanti, “Samba” e “Carnaval” (de 4,5 x 5,5m), estão no foyer superior do Teatro João Caetano e, após o restauro, estarão disponíveis para visitação de estudantes e profissionais. Este projeto, bem como a afirmação modernista, reprodução das obras de arte, integram a comemoração do centenário da semana de arte moderna de 22, criando o núcleo expositivo de Di Cavalcanti, um dos mais importantes e ilustres cariocas.

 

 

# EXPOSIÇÃO MÚLTIPLOS OLHARES NO MUSEU DO INGÁ

A mostra "Múltiplos Olhares: Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ” é a união de acervos dos espaços da FUNARJ. São 152 obras de uma centena de artistas vindas de diferentes partes do Brasil e selecionadas por suas contribuições históricas à arte brasileira.  As peças são nos mais variados formatos: tapeçaria, pintura, cerâmica, gravura, trançado e escultura. Um trabalho coletivo unindo artes visuais e cultura popular, tudo organizado em núcleos, como "Fabulações", "Trabalho", "Paisagem, Paisagens", "Tormenta", "Festa", "Mulheres Absortas". Integram artistas como: Maria Graham, Lúcia Laguna, Rosana Paulino, assim como de nomes fundamentais da arte no Brasil, como Anita Malfatti, Maria Graham, Tarsila do Amaral e Djanira. 

 

 

# EXPOSIÇÃO MODERNISTA NO PAÇO IMPERIAL

Após ficar guardado mais de 23 anos, parte do acervo da Coleção Banerj encantou todos que passaram pelo Paço Imperial. Tanto que foi considerada uma das cinco mais importantes do país em 2021. A Exposição A Afirmação Modernista – a paisagem e o popular carioca na coleção Banerj reunia obras de diversos artistas como: Djanira, Di Cavalcanti, Carybé, Marcier e Cícero Dias, entre outros. 


 

# EXPOSIÇÕES MODERNISTAS NO MUSEU DO INGÁ

O Museu do Ingá está com duas exposições modernistas gratuitas em exibição. A primeira, A Afirmação Modernista - a paisagem e o popular na coleção Banerj, fez enorme sucesso no Paço Imperial e foi considerada uma das cinco principais exposições do país. A mostra conta ainda com módulo expositivo dedicado a Di Cavalcanti. Além desta, no Museu do Ingá, também está a exposição Como é Bom o Carnaval: a arte moderna de Helios Seelinger. A última individual de Helios foi há 47 anos no Museu Nacional de Belas Artes. A exibição de Helios marca a estreia do projeto Jovem Curador, uma realização da FUNARJ, que visa estimular e abrir espaços para novos olhares curatoriais. 

 

 

# BÚZIOS CINE FESTIVAL 

Resgate do Búzios Cine Festival, que não acontecia há mais de dois anos. A FUNARJ patrocinou a volta do tradicional festival de cinema que faz parte do calendário de Armação de Búzios, região dos lagos do Rio de Janeiro, desde 1995, impactando positivamente o setor cultural, econômico e turístico da região. O festival é um evento único e exclusivo, consagrado pelo público e pela crítica, responsável por introduzir a exibição de cinema à cidade. 

 

 

# EXPO RELIGIÃO

Há três anos junto com o Instituto Expo Religião, a FUNAJ estimula a parceria em que a cultura tenha um poder fundamental no combate à intolerância religiosa. O objetivo é promover a liberdade de crença através de congressos, mostras, seminários e exposições.  Diversos líderes e representantes religiosos se reúnem em prol da liberdade e do respeito mútuo, evidenciando a irmandade entre elas e troca de saberes e experiências. Além disso, conta com música, dança, área zen, workshop e shows. 


 

# CASA DA MEMÓRIA MARINHEIRO JOÃO CÂNDIDO

Reconhecido herói e líder da Revolta da Chibata, em 1910, ganhará um espaço que será construído e administrado pela FUNARJ em São João de Meriti (SJM). A Casa de Memória Marinheiro João Cândido será erguida em terreno cedido pela Prefeitura de SJM bem no Centro da cidade. O espaço será uma grande referência cultural. O local fica perto da Prefeitura, da Praça dos Três Poderes e do Centro de Saúde Aníbal Viriato. A Casa abrigará sala de exposição com a memória histórica do Marinheiro João Cândido, sala com o eixo temático da igualdade racial, direitos humanos; além oficina-escola, cine-teatro e mais.

 

 

# ARTRIO

A FUNARJ tem compromisso com a fomentação e a difusão da cultura em território fluminense e participa mais uma vez da ArtRio, em setembro, levando a arte para todos os lugares e ampliando o conhecimento da população quanto ao acervo público de obras valiosas e de importância inestimável. Reprodução dos painéis de Di Cavalcanti, que ficam no foyer do segundo piso do Teatro João Caetano.

 

 

# BALUARTES DO SAMBA

O projeto “Baluartes do Samba” é uma realização da FUNARJ e conta com Marquinhos de Oswaldo Cruz e Dudu Nobre reverenciando bambas da Velha Guarda. Foram para diversos teatros e cidades do interior.

 

 

# REPRODUÇÕES OBRAS DE ARTES NA ALERJ

As pinturas dos artistas modernistas Carybé, Di Cavalcanti, Roberto Burle Marx reproduzidas em ‘telas gigantes’ na Exposição “A Afirmação Modernista - a paisagem e o popular carioca na Coleção Banerj”, que integram o trabalho formado através do Termo de Cooperação firmado entre a FUNARJ e a Alerj. A iniciativa visa promover cultura e plasticidade através das obras expostas nos hall e/ou corredores da Assembleia. Além disso, toda exposição tem como papel instigar, gerar reflexão e viabilizar o diálogo do público com as obras de arte de artistas de grande relevância. Ressaltando que faz parte do Estado fomentar e democratizar o acesso do público às mais diversas formas de expressões artísticas.

 

 

# PROJETO PRIMAVERA DO FORRÓ 

Consiste na produção de um evento para celebração deste gênero musical com de circulação de shows com as bandas: Mulheres Cantam o Nordeste, Pimenta do Reino e Trio Nordestino, em Marechal Hermes (Teatro Armando Gonzaga), Campo Grande (Teatro Arthur Azevedo) e Palácio Tiradentes, além de cidades como, Casimiro de Abreu, Volta Redonda e Mendes.


 

# PROJETO WAGNER TISO – 60 ANOS

O projeto “Wagner Tiso – 60 anos de música”, consistiu no lançamento de um songbook, aplicativo e um show na Sala Cecília Meireles homenageando o músico, pianista e compositor Wagner Tiso, que tocou e orquestrou para mais de 150 intérpretes, todos os grandes nomes da música brasileira. O seu 1º songbook instrumental, cuja tiragem de 500 exemplares foi distribuída gratuitamente para escolas de música, em conjunto com o lançamento de um aplicativo para disponibilizar gratuitamente as partituras no Brasil e exterior, tendo para lançamento dos materiais um show de Tiso na Sala Cecília Meireles, onde recebeu no palco vários amigos que com ele conviveram, gravaram e se apresentaram com ele nessas seis décadas de carreira.