Começa no Museu do Ingá exposição GALERIA BANERJ

Abre ao público nesta quarta-feira, 20/09, no Museu do Ingá, espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ em Niterói, a exposição GALERIA BANERJ, composta de grandes obras da arte brasileira, com destaque para o acervo de arte moderna e contemporânea, que compõem a Coleção BANERJ.

O Museu está aberto à visitação de quarta a sexta, de 12h às 17h. A entrada é franca.

A formação dessa coleção fez parte de uma política pública de promoção das artes no estado. Para tanto, encomendas foram feitas a renomados pintores e escultores para compor painéis pictóricos e escultóricos das agências e prédios administrativos do BEG.

No ano de 1975, com a fusão do Estado do Rio de Janeiro com a Guanabara, o BEG passou a denominar-se Banco do Estado do Rio de Janeiro- BANERJ. Começava então, a ser organizada a Galeria de Arte BANERJ, importante centro de circulação e exibição das obras colecionadas pelo banco ao público.

A mostra traz cerca de 20 telas da coleção que comporta pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, tapeçarias, reunindo artistas de distintas gerações e linguagens, formando uma síntese da arte brasileira do século XX, com de obras de Roberto Burle Marx, Cícero Dias, Aldemir Martins, Juan Gabriel, Benjamin Silva, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, Djanira, Guinard e Bernadelli bem como documentos provenientes da atuação cultural do Banco e da Galeria BANERJ. Desde 1998 a Coleção pode ser vista regularmente pelo grande público no Museu do Ingá.