Dobrados e clássicos com a Banda Musical Henrique Lage no Museu do Ingá

Neste sábado, às 10h, a Banda Musical Henrique Lage se apresenta no Museu do Ingá, espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, em Niterói. No repertório, dobrados e clássicos como “New York, New York” e “Besame Mucho”.

A apresentação faz parte do Projeto Bandas do Ingá: um sábado por mês o museu convida diferentes bandas a invadirem seu jardim com muita música.

A Banda Musical Henrique Lage foi criada em 1946, com 29 instrumentos doados pelo Coronel Saldanha Mazza a pedido do Comandante Hernani do Amaral Peixoto, à época, Interventor Federal. Coube ao Tenente áureo Pinto Brandão a missão de iniciar os alunos interessados em aprender o manejo dos diferentes instrumentos musicais que compõem os naipes da banda.

Em 1980, o maestro Bernardo de Souza assumiu a regência, permanecendo até 2004. Após este período, passou a ser regida pelo maestro Lenilton Penha dos Santos, a pedido da Diretora Laura Ribeiro Andrade, do Cetep-Barreto. Desde 2006 a Banda Musical Henrique Lage é coordenada pela maestrina Anna Botelho, atual regente da banda tendo com repertório musical os gêneros popular, erudito, folclórico, sacro, dobrados e marchas.

Esta é a segunda vez que a Banda se apresenta no Museu do Ingá.