Escola de Música Villa-Lobos recebe workshow sobre as raízes da Viola Caipira

O workshow “Viola Caipira: Um passaporte para o Brasil Profundo” faz uma verdadeira viagem às raízes do instrumento de origem portuguesa que conquistou o coração dos brasileiros. O evento ocorrerá às 18h de quinta-feira, 19/9, no Auditório Guerra-Peixe, na Escola de Música Villa-Lobos. A entrada é franca.

Durante a palestra, o geógrafo e músico Daniel Miranda passeia pelo percurso da viola nas diferentes regiões brasileiras e suas diferentes denominações. Conta ainda a história de Padre Anchieta e sua relação com a música do Novo Mundo. Ao fim da palestra, a plateia é agraciada pela demonstração da cultura da viola com a apresentação do Duo BARROQUEANDO composto por Daniel Miranda e Paulo Sá.

Daniel Miranda ministrou inúmeros workshops e concertos-comentados ao redor do Mundo. Entre eles, o Festival Internacional da Guitarra em Larrache (Marrocos) e, ainda, nas Embaixadas Brasileiras do Cairo (Egito) e Argel (Argélia). Percorreu a rede de ensino da França divulgando a música do Brasil e suas regiões. Trabalhou como geógrafo-pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Tendo formação musical híbrida, estudou no Instituto Ian Guest – RJ e com nomes como Bartolomeu Wise, Luiz Flávio Alcofra e Victor Biglione. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ (1999), Daniel atuou nas áreas da Geografia Cultural, Geografia Econômica e Geografia Crítica/Determinação Social da Saúde.