NULL Casa da Marquesa – Museu da Moda Brasileira | FUNARJ
Governo do Estado do Rio de Janeiro

Casa da Marquesa – Museu da Moda Brasileira

A Casa da Marquesa de Santos, hoje Museu da Moda, foi presente do Imperador D. Pedro I para Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, em 1827.  Raro exemplar arquitetônico do século XIX, é uma das primeiras edificações tombadas pelo IPHAN, em 1938.

A Casa da Marquesa é o ponto de partida para apresentar a importância da mulher na História brasileira e da moda na cultura. Buscará também valorizar a Casa e, ainda, contribuir na requalificação do bairro de São Cristóvão, valorizando seu status de polo da moda carioca por reunir mais de 300 empresas com atuação no segmento.

Visando a dar um novo uso à Casa da Marquesa, a SEC-RJ pretende implantar ali o Museu da Moda Brasileira, associado a um centro de negócios criativos. O Museu da Moda Brasileira apresenta uma aura graciosa e romântica, mesclando temas do universo feminino com o universo neoclássico.

O Acervo                     

O Museu da Moda Brasileira será o primeiro museu brasileiro dedicado ao universo dos costumes e da moda no Brasil. Em um conceito inclusivo e aberto, os acervos permanentes reunirão peças do cotidiano à alta costura, do passado ao futuro e da moda de todos nós. Além disso, o Museu promoverá exposições temporárias, itinerantes e receberá exposições internacionais.

Esta coleção parte da própria Casa da Marquesa como a peça número 1 deste acervo, contando também com objetos e acessórios do século XIX. Pretende, ainda, mostrar coleções como: moda praia, moda urbana, festas tradicionais, joias brasileiras, depoimentos da velha guarda da costura, banco de imagens, ícones brasileiros e moda brasileira de todos os tempos.

Diretor: Patrícia Castro

Quer conhecer melhor o espaço? Baixe o aplicativo da Casa da Marquesa!

 

 

 

 

 

 

Histórico Redes Sociais Informações Endereço