Exposição sobre a importância do brincar abre no Museu do Ingá

Começa nesta 5ª, 31/10, no Museu do Ingá,em Niterói, a exposição “Brincar é Voar Fora da Asa”, que aborda a importância do brincar na formação e no desenvolvimento humano.

Aparentemente visto como uma ação menor ou boba, o ato de brincar contribui para que a criança entenda o mundo no qual está e se comunique com ele por meio de emoções, expectativas, desejos e narrativas.

Alguns acreditam que a palavra brincar tem origem no latim “vinculum”; outros dizem que veio do germânico “blinken”, que significa “brilhar”. O termo “vinculum” é derivado do verbo “vincile”, que virou “brinco” e depois originou o verbo brincar. Ou seja, o sentido de brincar é criar laços, alianças, conexões, interações.

Para as crianças, é a forma como elas se relacionam e experimentam o mundo – brincar gera descoberta, aprendizado, autonomia, segurança, crescimento. Toda criança deve ter o direito de brincar para que tenha um desenvolvimento saudável.

Para os adultos, é uma forma de se conectar a momentos passados que fizeram parte da sua história e identidade. As lembranças dos brinquedos, das brincadeiras, dos espaços e dos amigos encontram afetos, sentimentos e muitas memórias. Como diria Manoel de Barros, “Quando eu crescer eu vou ficar criança”.

O Museu do Ingá fica aberto de terça a sábado, de 12h às 17h.