Madrigal da Escola de Música Villa-Lobos se apresenta na Coroa Franciscana

Na quinta-feira, 04 de julho, às 12h, o Madrigal da Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ, se apresenta na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca (ao lado do Convento Santo Antônio). A entrada é franca.

Vinculado ao Curso Técnico da Escola de Música Villa-Lobos, o grupo artístico Madrigal do Villa foi criado em 2017 com o objetivo de ampliar o ensino coral e de promover a continuidade do processo pedagógico, técnico e artístico do programa de coros graduados.

Com cerca de 30 cantores adultos, alunos de todos os cursos da escola ou colaboradores, tem como proposta musical difundir repertório de cunho religioso/ritualístico de origens, estilos, compositores e arranjadores diversos.

Apesar de pouco tempo de formação, o grupo já realizou concertos em espaços expressivos na cidade do Rio de Janeiro, tais como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, como o Oratorio de Noël (Camille Saint-Saëns), na Sala Cecília Meireles, com repertório Colonial Brasileiro, e no Conservatório Brasileiro de Música, com o repertório de estilo negro-americano.

A regência é de Leandro Gregório, com acompanhamento ao piano de Edilson Leal e preparação vocal de Hélida Lisboa e Suzana Santana.

A Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência foi construída em 1657, no Morro de Santo Antônio, que fica à frente do atual Largo da Carioca. Ao lado da igreja está o Convento de Santo Antônio. A igreja é conhecida por sua beleza interior ser toda talhada a ouro e com um teto de madeira feita pelo pintor Caetano da Costa Coelho entre 1736 e 1741, retratando a Glorificação de São Francisco. É um mostruário da arte barroca no Rio de Janeiro, e atualmente funciona como Museu de Arte Sacra.