FUNARJ realiza tradicional Auto de Natal com show de Diogo Nogueira

Com a mensagem de que irá nascer uma esperança no Rio de Janeiro, a FUNARJ realiza no dia 17, às 18h, o tradicional Auto de Natal, na Praça Cardeal Câmara (Largo da Lapa), aos pés dos Arcos. O evento gratuito terá participação de grande elenco e será encerrado com show de Diogo Nogueira. O acesso será mediante o uso em tempo integral de máscara, bem como apresentação do comprovante de vacinação e distanciamento social. A encenação contará com 22 atores, tem direção de Ginaldo de Souza e texto de Benjamim Santos.

"É um espetáculo de um grande momento para reflexão e esperança. É uma apresentação muito carioca falando do Rio de Janeiro. Espero todos lá", convida o diretor Ginaldo de Souza.

Seguindo a linha das festas natalinas, a encenação reconta a história do nascimento de Jesus, misturando danças populares e clássicas, além das mais populares canções de Natal. No elenco, Dandara Mariana (será Maria e também apresentará o espetáculo), Tonico Pereira (mendigo), David Pinheiro (Herodes), Antonio Pitanga (Baltazar), Rocco Pitanga (José e apresentador), Stepan Nercessian (mendigo), Roberto Pirillo (Gaspar), Roberto Frota (Melchior) e Marina Salomão (anjo), entre outros.

Na sinopse, dois mendigos, Cisco (Stepan Nercessian) e Trapo (Tonico Pereira), andam por vários bairros cariocas à procura de onde será o nascimento de Jesus. Em cada região, a dupla encontra personagens importantes do presépio e se dão conta de que a lapinha (manjedoura onde Jesus nasceu) pode estar em qualquer lugar: de Encantado até Lapa, passando por Vila Isabel e Copacabana. Todos se unem nos Arcos da Lapa para o nascimento de Jesus em símbolo de confraternização e esperança.

"É de grande importância esse Auto de Natal nos Arcos da Lapa. É a volta do teatro na rua, dos grandes espetáculos populares ao ar livre, de atores populares falando para o povo, para o seu povo. É muito importante essa retomada realizada pela FUNARJ", celebra o diretor.

Um dos grandes momentos da apresentação ficará por conta do Coral da Escola de Música Villa-Lobos. Cerca de 20 cantores, regidos pelo maestro Leandro Gregório, interpretarão músicas natalinas, como "Noite Feliz", direto do Bondinho de Santa Teresa – equipado com microfones e iluminação especial – no alto dos Arcos da Lapa.

Outros destaques da celebração ficam por conta do figurino assinado por Maria Carmem; da participação da Cia. Nós da Dança, que é dirigida por Regina Sauer; da bailarina contemporânea Marina Salomão e do trompetista Silvério Pontes.

O encerramento do espetáculo será com um grande show do cantor e compositor Diogo Nogueira. Com 14 anos de carreira, o artista é um dos principais nomes do cenário do samba brasileiro atual. Filho de João Nogueira, um dos maiores sambistas do país, cresceu embalado por choros, sambas e muito batuque em cantorias promovidas pelo pai.

Diogo Nogueira já lançou 10 CDs, quatro DVDs, singles, EP e um audiovisual com três álbuns, o "Samba de Verão". Além de ter sido indicado ao Grammy Latino por todos os seus álbuns - prêmio que venceu por duas vezes. Neste show, não ficarão de fora sucessos como, "Pé na Areia", "Clareou", "Sou Eu" e "Bota Pra Tocar Tim Maia", comemorando a chegada do Natal junto com o público, com muita alegria e samba no pé. E ainda vai mostrar algumas músicas de seu último projeto, o audiovisual "Samba de Verão", e o single "Flor de Caña", dele em parceria com Rodrigo Leite e Cauique.

Por conta da pandemia, serão atendidas todas as orientações determinadas pela Secretaria de Estado de Saúde do RJ em relação à segurança sanitária. São elas: a obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o evento, a apresentação do passaporte de vacinação e o distanciamento social.

Auto de Natal

 

Notícia