FUNARJ lança livro com todos os 60 cartazes de Ziraldo para a Feira da Providência

FUNARJ lançou nesta quinta-feira, 16/12, o livro “Ziraldo e os Cartazes da Feira da Providência”, uma homenagem ao nosso grande artista, durante a abertura da 60ª edição da Feira da Providência, no Riocentro. A obra foi organizada por Adriana Lins, executiva do Instituto Ziraldo, e Tarcisio Vidigal, produtor e idealizador. “Era um desejo bem antigo conseguir juntar todos os cartazes da Feira da Providência. Tarcisio já tinha comentado várias vezes. E a medida que nós no Instituto começamos a catalogar, registrar, fomos descobrindo preciosidades”, explica Adriana. Assista aos bastidores do livro no Canal FUNARJ no YouTube!

Entre as autoridades presentes, José Roberto Gifford, presidente da FUNARJ; Danielle Barros, secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado do RJ; Analine Castro, primeira-dama do Rio de Janeiro e presidente de honra do RioSolidário; Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; Heloísa Aguiar, presidente do RioSolidário; Marcelo Calero, secretário de Governo e Integridade Pública, entre outros.

O livro faz um passeio por todos os 60 anos em que Ziraldo criou os icônicos cartazes para o evento, todos divididos por temas, como: Cultura, Heróis, Modismo, Fé, União e Alegria, entre outros. “Estou superfeliz com esse convite da FUNARJ de propor esse livro. A proposta da FUNARJ era homenagear o Ziraldo, o Rio, porque todo mundo sabe que a Feira da Providência movimenta o Rio há 60 anos. Eu já tinha pensado nessa grande obra que o Ziraldo fez nos últimos 80 anos, imagina 60 anos de cartazes, recortes, desenhos, rascunhos. A gente conseguiu juntar isso tudo”, comemora Tarcisio.

Segundo Guto Lins, responsável projeto editorial e coordenação de conteúdo, fazer um cartaz todo ano durante seis décadas é um feito e tanto. “Tenho certeza que é parceria mais longeva que tem de um designer com um evento”, destaca Guto. “Tanto que estou com a obrigação de inscrever essa criação no livro dos recordes”, adianta Vidigal.

“A partir de um convite feito por Dom Hélder Câmara, em 1961, Ziraldo aceitou a incumbência que resultaria na maior série de cartazes de sua vida: os trabalhos que criou para todas as edições da Feira da Providência, ao longo de mais de meio século de realização do evento. E é essa obra – vasta e vibrante – que a FUNARJ, com muita honra, ajuda a celebrar neste livro”, avalia José Roberto Gifford, presidente da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro/FUNARJ.

Sobre o lançamento da obra, Gifford vai além. “É um recorte inédito da carreira do artista mineiro, que marcou gerações de leitores de seus livros infantis e de seus cartuns e quadrinhos para jornais e revistas, e que agora vê reforçada sua associação a um trabalho pautado única e exclusivamente pela generosidade”, salienta o presidente da FUNARJ.

noticia

 

Notícias