Casa de Oliveira Vianna
Casa de Oliveira Viana

Um agradável centro de pesquisa com acervo de 12 mil exemplares, incluindo fontes importantes nos campos da Sociologia, da Antropologia, da História e do Direito. Este espaço pertence à FUNARJ, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia.

Aberta a pesquisadores e interessados em visitar a casa, sob agendamento pelo telefone ou pelo e-mail.

Histórico

A casa que pertenceu ao sociólogo Oliveira Vianna fica no centro do terreno, cercada por um aprazível jardim, árvores, um chafariz, um caramanchão e um pequeno bosque, onde hoje funciona um centro de pesquisa dedicado ao sociólogo. A visita ao local (e consulta aos documentos) só poderá ser feita por meio de agendamento prévio.

Mobiliário, pinturas, porcelanas, cristais e objetos de uso pessoal do escritor são mantidos como foram deixados. Um exemplo disso são a cadeira e a máquina de escrever onde Oliveira Vianna escrevia. Máquina esta comprada a pedido de Monteiro Lobato (através de uma carta que hoje faz parte do acervo da casa), que tinha dificuldades para entender a caligrafia do amigo.

Da varanda lateral, com piso decorado, abrem-se portas que dão acesso à sala de jantar, à sala de visitas e à biblioteca, com uma coleção que chega a 12 mil exemplares e pode ser considerada a parte principal da casa. Além de livros, folhetos e periódicos, este acervo contém correspondências do sociólogo com personalidades do contexto político da época, como Gustavo Capanema, Monteiro Lobato e Getúlio Vargas.

Uma curiosidade extra do acervo são os chamados papagaios, anotações enfeixadas e atadas em grupos que faziam parte do processo de reflexão de Oliveira. Esse fichário de ideias do escritor era matéria-prima para seus livros e ensaios, mas alguns deles contêm até mesmo críticas a obras de outros autores.

A Casa de Oliveira Vianna é um ambiente bucólico descontextualizado no bairro do Fonseca, em Niterói, ideal para estudos e pesquisas. O espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria do Estado de Cultura.

Informações:

Telefone: 21 3601-8220.

e-mail: cov@funarj.rj.gov.br

Endereço: Alameda São Boaventura, 41 - Santana, Niterói - RJ, 24130-005.