“Capitães de Areia-O Musical” leva a obra clássica de Jorge Amado ao Teatro Glaucio Gill

Musical

Com uma carreira de sucesso, assim se resume o romance CAPITÃES DA AREIA, de Jorge Amado, hoje uma das obras mais aparecidas pelos seus leitores, tanto no Brasil quanto no exterior.

Publicado em 1937, o romance "Capitães de Areia" ,de Jorge Amado, marcou época na vida literária brasileira. A partir de então, sucederam-se as edições, no Brasil  e em nove idiomas estrangeiros, e as adaptações para teatro, rádio, televisão e cinema.

Verdadeiro relato sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de uma beleza, dramaticidade e humor poucas vezes igualados na literatura brasileira. Como não tocar num assunto como esse ainda tão atual nos dias de hoje?

Hoje estamos nós ainda discutindo a intolerância religiosa, a maioridade penal, o descaso das autoridades.

A adaptação musical para o teatro, sem perder o caráter crítico social do livro, narra a história de forma romântica, bem humorada e cheia de aventuras de nove garotos e uma menina, além dos personagens secundários, mas fundamentais.

Os pequeninos heróis estão em busca de algo que os faça transcender a condição em que vivem. Para isso, os nove garotos contam com a ajuda do Padre José Pedro, do casal Sr. Raul e D. Éster, que acolhem um dos meninos como filho, da mãe de santo Dona’Aninha que cuida de todos, do dono de um carrossel que lhes dá emprego e a oportunidade para que, apesar da precocidade, os Capitães da Areia demonstrem traços infantis muito fortes.

Apesar de narrar a situação de meninos desamparados, o texto termina de forma positiva, pois Jorge Amado concentra no personagem Pedro Bala toda sua crença na força do homem, em seu poder para modificar o destino, não só lhe chamando a atenção para as mazelas sociais, como também lhe indicando o caminho da redenção.

Autoria: Jorge Amado

Direção: Marcello Caridade

Elenco: Matheus Signorelli, Wagner Cavalcante, Giovanna Sassi, Matheus Lana, Cleitom Lisboa, Daniel Mello, David Reis, João Ramalho, Victor Braga, Rafael Gualandi, Dandara Abreu, Miriam Dumas e Wagner Trindade

Dias da semana: Segunda, Sexta, Sábado, Domingo

Elenco Quando Ingressos Endereço