Centre de Musique Baroque de Versailles leva repertório francês dos séculos XVII e XVIII à Sala Cecília Meireles

Música

Nesta celebração da música dos séculos XVII e XVIII, Stéphanie-Marie Degang, Katia Velletaz e a Orquestra Barroca da UNIRIO apresentam obras de Campra, Morin, Corelli, Blamont e Mouret.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Centre de Musique Baroque de Versailles continua com sua ação de sensibilização e de formação no Brasil com estudantes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e sua orquestra barroca (OBU), explorando obras do repertório francês dos séculos XVII e XVIII.

A Orquestra Barroca da UNIRIO se dedica à interpretação do repertório dos séculos XVII e XVIII com instrumentos históricos. O grupo surgiu em 2002 a partir do trabalho da Camerata Quantz, grupo coordenado pela flautista Laura Rónai, que se propunha a ser, mais que um conjunto de câmara, uma oficina permanente de interpretação histórica que reunisse professores, alunos e músicos interessados nesse repertório.

Katia Velletaz começou sua formação artística em dança clássica e em canto no Conservatoire de Chambéry, em sua vila natal, e posteriormente no Conservatoire supérieur de Genève, sob a orientação de Maria Diaconu, onde ela obteve seu primeiro prêmio de virtuosidade. Sua voz e sua musicalidade a fizeram debutar sob a direção de Michel Corboz com o Oratório de Natal, de J.S. Bach e a conseguir seus primeiros papeis em óperas barrocas com Gabriel Garrido e com o Ensemble Elyma. Katia Velletaz tem se apresentado em importantes teatros, como o l’Opéra de Bordeaux e o Angers Nantes Opéra, ao lado de importantes maestros como Michel Corboz, G. Garrido, C. Rousset e E. Lopez Banzo.

Stephanie-Marie Degand é até hoje uma das raras violinistas capazes de dominar a técnica e os códigos de um repertório que vai do século XVII até a contemporaneidade. Paralelamente à sua carreira de concertista, dedica-se também à regência. Ao violino, ela já regeu orquestras importantes como a Filarmônica de Liège e a Orchestre d’Auvergne.

Elenco Quando Ingressos Endereço