Chega ao Teatro Rogério Cardoso a emoção de “Carolina, o Luxo do Lixo”

Drama

O espetáculo conta a história de Carolina Maria de Jesus, a catadora de papel que nos anos 1960 escreveu o livro "Quarto de Despejo", que teve mais de um milhão de exemplares vendidos, foi traduzido em diversos idiomas e distribuído em mais de 30 países.

A peça apresenta um personagem que, tal qual um griot - o contador de histórias africano -, inicia recordando seus ancestrais e desfia um fio de histórias até chegar ao dia a dia da autora como catadora de papel na São Paulo na década de 1960. À medida que conta a história, este “caminhante do tempo” se transporta para a outra personagem, a própria Carolina, que mostra um universo de resistência, tenacidade e superação entre personagens à margem da sociedade industrial, chegando às vezes à graça quixotesca.

A perspectiva é de compreender de que forma o princípio do reunir para cantar, contar, dançar e batucar, performances inerentes ao contador de histórias e à cultura afro-brasileira, podem contribuir para a reflexão sobre as tradições culturais afro-diaspóricas na modernidade. A proposta de diálogo literário para a cena, como uma estratégia poética, resulta em um contato imediato com o público que, através da arte crítica e reflexiva de Carolina, é estimulado a buscar pelo sonho de cada um.

Elenco Quando Ingressos Endereço