“Meu Saba” fala de coexistência pacífica no Teatro Laura Alvim

Drama

Em novembro de 1995, aos 19 anos, Noa Ben-Artzi Pelossof foi escolhida para uma difícil missão: prestar homenagem ao então primeiro-ministro de Israel Ytzhak Rabin, seu avô, vítima de um assassinato que marcou o mundo. A força de suas palavras, que expressaram memórias afetuosas e relatos sombrios de uma guerra secular, deram origem ao livro “Em Nome da Dor e da Esperança”, inspiração do espetáculo "Meu Saba".

“Meu Saba” se passa nos 30 segundos que Noa Ben-Artzi leva para chegar ao púlpito onde fará a homenagem ao avô (saba, em hebraico). Nesse espaço temporal, ela revive sentimentos da infância passada na casa dos avós, uma mistura de amor de sua família e medo constante do ódio vindo de dentro e de fora do país. Em 1994, Ytzhak Rabin recebeu o Prêmio Nobel da Paz devido ao Acordo de Oslo, que assegurou a autonomia palestina na faixa de Gaza e o fim do conflito entre a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) e Israel. Um ano depois, o premiê foi morto por um radical israelense que discordava de sua visão sobre o conflito. "É uma grande honra ver que o meu livro está dando oportunidade para pessoas talentosas fazerem a sua arte e, com isso, manterem o legado do meu avô vivo para futuras gerações. É realmente tocante. Agradeço a vocês por me permitirem cumprir essa missão”, destacou Noa Ben-Artzi Pelossof

A atriz Clarissa Kahane, que vive Noa no espetáculo, é encantada com o texto desde a primeira leitura, realizada há mais de 10 anos. Ela ganhou o livro de sua avó, quando tinha 17 anos e decidiu, em parceria com o produtor Miguel Colker, levar esse relato emocionante para o teatro, dando continuidade à parceria com o diretor Daniel Herz, com quem trabalhou em diversos projetos como atriz e diretora assistente. Segundo Herz, “em um momento de tantas incertezas, tantos radicalismos macabros, encenar 'Meu Saba' traz um alento, a possibilidade da coexistência pacífica na diferença.”

Autoria: Noa Ben Artzi-Pelossof. Adaptação: Clarissa Kahane e Daniel Herz e Evelyn Dizitzer

Direção: Daniel Herz

Elenco: Clarissa Kahane

Dias da semana: Sexta, Sábado, Domingo

Elenco Quando Ingressos Endereço