Na Sala Cecília Meireles, pianista inglês Peter Donohoe apresenta ciclo de Messiaen

Vencedor do prestigioso Concurso Internacional Tchaikovsky, o pianista inglês apresenta neste concerto o ciclo "Vingt regards sur l'Enfant-Jésus", do compositor Olivier Messiaen.

Desde sua vitória no prestigioso Concurso Internacional Tchaikovsky, em 1982, Peter Donohoe tem se destacado como um dos maiores pianistas de nosso tempo, graças à sua musicalidade, versatilidade artística e controle técnico. Nascido em Manchester, Donohoe estudou na Chetham’s School of Music e graduou-se em música pela Leeds University. Posteriormente, estudou em Paris com Yvonne Loriod e Olivier Messiaen.

Donohoe tem feito aparições ao lado de importantes orquestras europeias: a Royal Concertgebouw, a Leipzig Gewandhaus, a Orchestre Philharmonique de Radio France, a Filarmônica de Berlim e outras. Ele também colaborou com grandes maestros como Sir Simon Rattle, Gustavo Dudamel, Neeme Jarvi, Kurt Masur, Andrew Davis and e Yevgeny Svetlanov. O pianista mantém ainda uma intensa carreira como recitalista, além de aparecer ao lado de outros artistas em formações de câmara.

Peter Donohoe é doutor honorário em música em sete univerisades do Reino Unido e recebeu em 2010 uma nomeação da Excelentíssima Ordem do Império Britânico pelos serviços prestados à música clássica.