Na Sala Cecília Meireles, segundo concerto de série dedicada a Beethoven

No segundo concerto da Série Sala de Música dedicado a Beethoven, Leonardo Hilsdorf, Hugo Pilger e o Quarteto Radamés Gnattali apresentam obras para piano solo e para formação de câmara.

A sonata “Les Adieux”, que abre a segunda noite, é uma das obras para piano mais conhecidas de Beethoven e marca a transição para a chamada “terceira fase” do compositor, momento em que suas composições adquirem um caráter mais abstrato e metafísico. A sonata – composta de três movimentos – é uma das mais exigentes tecnicamente e, para interpretá-la, o pianista Leonardo Hilsdorf. Em seguida, Hugo Pilger se junta ao pianista para juntos interpretarem a sonata para violoncelo em ré maior, a última que Beethoven escreveu para o instrumento. Como é de praxe nas obras tardias de Beethoven, esta sonata tem uma linguagem fluida e espiritual, sem deixar de obedecer os rigores da sonata-forma.

Encerrando a noite, o Quarteto Radamés Gnattali apresenta a última obra de câmara de grande escala que Beethoven escreveu: o comovente quarteto de cordas Op. 135. Claramente influenciado pelos quartetos de corda de Haydn, o Quarteto de Cordas Op. 135 é constituído de frases musicais curtas e texturas leves, imprimindo na obra o caráter transcendente característico da fase final de Beethoven.