O Violino em Solo de Alessandro Borgomanero no Espaço Guiomar Novaes

Música

Para este concerto, foram escolhidas obras de grandes compositores brasileiros de várias gerações que, através do violino, contam um pouco da história da composição no Brasil no século XX.

O projeto “Violino em Solo no Brasil” foi fruto de uma longa pesquisa feita nos últimos 3 anos a procura de obras escritas para este instrumento. Para este concerto, foram escolhidas obras de grandes compositores brasileiros de várias gerações que, através do violino, contam um pouco da história da composição no Brasil no século XX.

O programa inclui uma série de obras emblemáticas; O nacionalismo brasileiro é representado pela Fantasia Sul América de Claudio Santoro. Passamos pelo dodecafonismo de Guerra Peixe com a sua obra Musica para Violino No. 2, composta em 1947 e chegamos à obra descritiva composta em 1983 e intitulada “As Quatro Estações para Violino Solo”, de Almeida Prado, que retrata de uma forma moderna aspectos das várias estações do ano. O capricho No.1, Op. 20 composto em 1908 por Marcos Salles em estilo romântico é seguido pelos três Prelúdios para violino do mineiro Flausino Valle, miniaturas de alto virtuosismo para o instrumento com caráter sertanejo e popular compostos na década de 1930. Tudo isso é emoldurado pela grandiosa obra de Johan Sebastian Bach, a Chacona da Partita No. 2 para violino solo, certamente a maior fonte de inspiração para qualquer compositor que se dedica a compor obras para o instrumento.

Elenco Quando Ingressos Endereço