Sala faz série dedicada a Ludwig van Beethoven

Após o sucesso das edições da Série Sala de Música dedicadas a Bach e Mozart, a Sala Cecília Meireles traz agora ao público dois concertos dedicados ao mestre de Bonn, Ludwig van Beethoven.

Abrindo a apresentação, teremos "Septeto Op.20, em Mi Bemol Maior", uma das últimas obras que Beethoven escreveu antes do agravamento de sua crise de surdez. De caráter leve e de instrumentação graciosa, o septeto é uma obra da juventude com ar de uma serenata do século XVIII. Com uma escrita interessante e cheia de passagens virtuosas para todos os instrumentos, o septeto atingiu imediata popularidade na ocasião de sua première e permanece ate hoje no repertório padrão de formações de câmara mais extensas. Interpretando o Septeto, teremos o Quarteto Radamés Gnattali, os instrumentistas de sopro Marcio Miguel Costa, Felipe Destefano e Thiago Martins, além do contrabaixista Rodrigo Fávaro.

Na segunda parte do programa, teremos o "Trio para Piano Op.97, em Si Bemol Maior", apelidado “Arquiduque” por conta de sua dedicatória ao patrono e amigo de Beethoven, o arquiduque Rudolph da Áustria. Beethoven, no fim de sua vida e refletindo sobre o seu legado, considerou este trio uma de suas mais importantes criações. Pela primeira vez em uma obra do gênero, o piano, o violino e o violoncelo assumem um status de igualdade, o que fez com que a obra se tornasse um cânone da música camerística. Para interpretar o “Arquiduque”, apresentam-se a violinista Carla Rincón, o violoncelista Hugo Pilger e o pianista Leonardo Hilsdorf.