Último concerto da Série Sala de Música enfoca a Música Contemporânea

O último concerto da Série Sala de Música – que ao longo do ano homenageou Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann, Brahms e compositores modernos – é dedicado integralmente à produção de compositores contemporâneos, em especial de autores brasileiros. Com a participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e sob a regência de Daniel Guedes, o concerto trará obras de Leonard Bernstein, Edino Krieger, Ronaldo Miranda e César Guerra-Peixe.

Tendo escrito tanto para pequenos conjuntos como para orquestras sinfônicas, Leonard Bernstein (1918-1990) confirmou sua reputação como um dos maiores compositores dos Estados Unidos através de uma linguagem musical que alterna entre a simplicidade e a complexidade sem deixar de evidenciar o estilo único do compositor. Dentre as suas obras mais conhecidas, estão a opereta Candide, o balé Fancy Free e o musical West side Story, que compõe esse programa.

Edino Kriger (1928) é um dos mais destacados compositores brasileiros. Escreveu importantes obras de câmara, para orquestras e oratórios, além de ter sido responsável por trilhas de cinema e teatro. Reconhecido no Brasil e no exterior, é ainda produtor e crítico musical. É detentor de importantes prêmios, incluindo o o prêmio maior do I Concurso Nacional de Composição do Ministério da Educação.

O premiado Ronaldo Miranda (1948) é natural do Rio de Janeiro e já compôs uma variedade de obras para as mais diversas formações. Sua carreira de compositor alavancou em 1977, quando foi laureado no Concurso de Composição para a II Bienal de Música Brasileira. Desde então, tem escrito uma variedade de obras, que inclui óperas, música de câmara e composições para solistas.

Pesquisador, ensaísta e compositor, César Guerra Peixe (1914-1993) foi um dos mais prolíficos compositores brasileiros. Participou dos movimentos culturais de sua época e pesquisou cuidadosamente a música folclórica brasileira. Com total domínio orquestral, compôs trilhas sonoras para filmes e obras sinfônicas, bem como música de câmara e um amplo volume de peças para piano e outros instrumentos.