Um encontro ao acaso muda vidas em “Uma História no Zoológico”, em cartaz no Teatro Rogério Cardoso

Drama

Um banco de praça pode ser uma encruzilhada? Para Edward Albee, parece que sim.

"Uma História do Zoológico" conta o encontro Jerry, que caminha para o norte, com Peter, que vai para Oeste, em busca do seu lugar predileto para ler um bom livro, como faz sempre que o tempo está bom, na Nova Iorque dos anos sessenta. Peter é um homem bem casado, com um emprego fixo que permite alguns luxos, como viver num apartamento de dois quartos, no lado leste do Central Park. Sua vida pacata será interceptada por Jerry, um homem mais novo, em busca de contato com seres humanos e á procura do que realmente significa o amor.

Do encontro dos dois, Albee inventou esse episódio insólito e instigante, com um final surpreendente.

A produção é uma pesquisa sobre linguagens teatrais possíveis no resgate da dramaturgia como instrumento de provocação.

Montagem do texto de Edward Albee, escrito em 1961, traduzido por Cristovam Freitas, adaptado e dirigido por Claudia Martelotta (in memoriam) e iluminada por João Elias. Estão no elenco Tomás Ribas, como Jerry, e Cristovam Freitas, no papel de Peter.

Trazendo à baila o absurdo das relações humanas na sociedade contemporânea, o espetáculo explora um encontro inusitado entre dois estranhos, habitantes de mundos totalmente antagônicos, numa ensolarada manhã de domingo, no Central Park de Nova Iorque. Em ilações, divagações e surtos, suscitam questionamentos sobre a comunicação entre as pessoas e o amor.

Esse problema sempre ocorreu, mas vem se agravando dia a dia com as novas tecnologias, especialmente a rede mundial de computadores, que aproxima quem está distante, mas ao mesmo tempo afasta quem está próximo. Basta olhar ao seu redor e você verá milhares de pessoas afundadas em seus aparelhos de telefone celular, no qual têm acesso a um mundo de informações, e, por outro lado, não conseguem enxergar o mundo real ao seu redor. Albee já tratava dessa dificuldade em outras peças, mas esta é aguda e penetra no âmago do problema. Trata especialmente da dificuldade de amar e ser amado.

Autoria: Edward Albee

Direção: Cláudia Martelotta

Elenco: Tomás Ribas e Cristovam Freitas

Dias da semana: Terça, Quarta

Elenco Quando Ingressos Endereço