Rede estadual participa com intensa programação da 16ª Semana Dos Museus

A Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura/Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro preparou uma programação intensa e variada para a 16ª Semana dos Museus, comemorada de 14 a 20 de maio, e cujo tema esse ano é “Museus Hiperconectados-Novas Abordagens, Novos Públicos”.

Durante a semana, serão espalhados cartazes pelo Rio de Janeiro e por Niterói estampando o QR Code de obras pertencentes aos museus da rede estadual, como o Museu do Ingá, o Museu Antonio Parreira e a Casa da Marquesa de Santos. Basta aproximar o celular com o aplicativo de leitura de código ou usar a própria câmera do aparelho para ler o QR Code e obter acesso à página do item no SISGAM (Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos), onde poderá ver a imagem da obra e obter informações complementares, como autor, ano, descrição e técnica utilizada.

Na segunda-feira, 14/05, abre a exposição “Cartas para o Ingá”, a partir da qual o Museu do Ingá convida o público em geral para lhe enviar cartas, contando sobre sua relação com a instituição ou alguma história envolvendo o local. Parte das correspondências será respondida pela equipe do Ingá e integrará a mostra, que ficará em cartaz na Sala de Cursos do Ingá até 27 de maio.

Já na terça, 15/05, às 14h, acontece o encontro de gestores “Conversas no Museu”. Antigos diretores da Casa da Marquesa de Santos, em São Cristóvão debaterão no próprio local experiências e propostas de futuro para a instituição, com a colaboração de debatedores e observadores. Embora seja um evento fechado, o resultado será disponibilizado ao público, futuramente.

De 16/05 a 20/05, estará aberta no Museu do Ingá, em Niterói, a “Mostra Projetada”, exposição criada especialmente para a ocasião, com curadoria de moradores do Morro do Palácio. Realizado em parceria com o MACquinho, o projeto prevê a seleção, no SISGAM (Sistema de Gerenciamento de Acervos Museológicos) do Museu do Ingá, das obras que farão parte de mostra virtual, exibida de 17 a 20 de maio na sala de cursos da instituição.

Na quarta-feira, 16/05, das 10h às 17h, será realizada no Museu do Ingá a palestra “Rede Web de Museus & Projetos Glam Wiki”, um encontro das instituições integrantes da Rede Web de Museus para discutir possíveis parcerias com os projetos GLAM da Wikipédia.

No dia seguinte, às 14h, acontece na Casa da Marquesa de Santos a mesa redonda “Conversas no Museu: arte e arquitetura”, uma apresentação de estudos sobre a arquitetura e a decoração da Casa da Marquesa dos Santos, desenvolvidos por pesquisadores do projeto “A Casa Senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: Anatomia dos Interiores”. As palestrantes serão a Profa. Dra. Ana Lúcia Vieira dos Santos (EAU/UFF) e Ana de Paula Torem (Bolsista FCRB), com mediação de Ana Pessoa (FCRB). A palestra é aberta ao público e a entrada é franca.

Por fim, na sexta-feira, 18/05, Dia Internacional dos Museus, será lançada a página do Museu Antonio Parreiras na internet.

No endereço www.museuantonioparreiras.rj.gov.br o público terá acesso a informações sobre o acervo da instituição, no momento fechada ao público para obras de restauração e requalificação. Primeiro museu brasileiro dedicado a um único artista, o MAP possui centenas de obras, fotos e documentos sobre pintor, referência do paisagismo brasileiro na passagem do século XIX para o XX, além de peças representativas da arte nacional e internacional.