Sobre a FUNARJ
FUNARJ

 

 

QUEM SOMOS:

A ”Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro” é uma fundação vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Rio de Janeiro, responsável pela promoção da cultura e pela gestão direta de uma série de museus, teatros e centros culturais. 

Criada em 10 de dezembro de 1979, através da Lei 291/79, a Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro, resultou da fusão da FUNTERJ (Fundação Estadual dos Teatros do Rio de Janeiro) com a FEMURJ (Fundação Estadual dos Museus do Rio de Janeiro), tendo por finalidade promover, incentivar e amparar, em todo o território do Estado, a prática, o desenvolvimento e a difusão das atividades artísticas e culturais, especialmente nos campos de música, dança, teatro e museologia.

Em 2001, após o falecimento da arquiteta Anita Mantuano, que foi uma importante ativista cultural do Estado, por isso, teve como homenagem seu nome incorporado ao da entidade, que passou a se chamar Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro. 


 

NOSSA MISSÃO:

A missão da fundação é aproximar a população do estado do Rio de Janeiro a arte, em suas mais variadas vertentes, desde a promoção de shows, oficinas, espetáculos, exposições, cursos e até mesmo de salas de cinema. 


 

O QUE FAZEMOS:

A fundação, hoje, atua nas mais diversas frentes, como no desenvolvimento e aprimoramento artístico, na preservação e aumento das coleções dos museus, na criação de ações educativas e culturais, na formação dos profissionais da área, na promoção de exposições, cursos, seminários e visitas orientadas para a comunidade e na descoberta de novos valores para o mundo das artes.

 


 

NOSSOS VALORES:

Excelência: Busca permanente da qualidade na formulação, execução e avaliação das ações. 

Motivação: Realizar o trabalho com dedicação e orgulho, direcionado à obtenção dos resultados que a sociedade espera. 

Ética: Cumprimento do dever com a constante observância da lei e da moralidade pública. 

Equidade: As ações devem ter caráter impessoal e imparcial, no que diz respeito aos contribuintes, órgãos públicos e servidores. 

Sustentabilidade: Compromisso com o trabalho feito, prevendo consequências e impactos futuros. 

Independência: Trabalhar com parâmetros técnicos, garantindo as soluções mais adequadas para a sociedade em observância da lei. 

Transparência: Comunicar à sociedade prioridades, desafios, resultados e realizações com transparência e precisão, ouvindo as demandas de serviços e atividades por parte dos contribuintes e cidadãos. 


 

NOSSA ORGANIZAÇÃO:

 

FUNCIONAMENTO-FUNARJ