Teatro João Caetano recebe final do FestVilla 2018

A final da 17ª edição do FestVilla-Festival da Canção da Escola de Música Villa-Lobos acontece no dia 28 de novembro, a partir das 19 horas, no palco do Teatro João Caetano, onde se apresentarão os músicos que irão defender as 10 canções finalistas. A entrada é franca!

A Escola de Música Villa-Lobos e o Teatro João Caetano são espaços Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ.

Os vencedores serão escolhidos por um júri especializado, que elegerá as três melhores canções, além de melhor intérprete e melhor instrumentista. O público escolhe, por votação em cédulas, a melhor canção.

A rede de lojas Megadisconildo irá disponibilizar vales-compra para cada uma das categorias vencedoras.

Além dos prêmios, os três melhores autores ganham gravação profissional de sua canção, e o primeiro colocado no júri especializado recebe uma bolsa integral no primeiro semestre de 2019 do Curso Básico da Escola de Música Villa-Lobos.

As dez canções finalistas são as listadas abaixo em ordem alfabética, junto a seus autores, que conquistaram as vagas entre 64 canções inscritas. As pontuações das demais fases serão desconsideradas, passando todos a se apresentarem em igualdade:

01. “Estamos aqui”, de Thaís Moura
02. “Eu”, de Mari Silva
03. “Instrução desnormativa”, de Felipe Codeço
04. “Mascarado”, de Carolina Melo
05. “Mil Beijos”, de Bruna Matos
06. “Para amor tecer”, de Clara Mitra
07. “Por que mentiu?”, de Brenno Guatiguaba
08. “Rua, cidade”, de Lorena Pipa
09. “Tuhu”, de Márcio Araújo
10. “Veneno 2”, de Daniel Souza

O festival

O FestVilla é um tradicional festival de canções inéditas (dos alunos) e em português, realizado há 17 anos pela Escola de Música Villa-Lobos, fruto de uma postura inovadora da EMVL em termos de formação profissional. Ao optar por uma pedagogia que coloca o aluno diante das reais dificuldades que serão encontradas pelos que, sem medo, se lançarão rumo ao difícil e competitivo mercado de trabalho, a EMVL, através do FestVilla, se antecipa e prepara seus alunos com o objetivo de que se tornem profissionais capazes de resolverem os desafios que lhes aguarda o exercício da profissão musical.

O Festival está dividido em três fases: Passaporte, Eliminatórias e Final.

A primeira fase, Passaporte, é o primeiro momento em que os alunos apresentam suas canções no Auditório Guerra-Peixe para um júri de professores e para o público, recebendo votos da

comissão julgadora. Nesta fase, cada participante ouve dos jurados comentários e dicas sobre sua composição.

Na segunda fase, denominada Eliminatórias, os alunos classificados recebem apoio de professores para melhor arranjarem suas canções. As apresentações também ocorrem no Auditório Guerra-Peixe, e a comissão julgadora avalia cada canção conforme os mesmos critérios.

Os dez melhores colocados nas Eliminatórias classificam-se para a Final, quando serão avaliados por júri especializado, entre críticos musicais, jornalistas, músicos e produtores, além de receberem votos do público. A Final está prevista para acontecer no Teatro João Caetano, em data programada para o final do ano.

Premiação

Os vencedores do FestVilla são conhecidos entre os dez finalistas: são os três primeiros colocados, além de melhor intérprete, melhor instrumentista e melhor canção pelo voto popular.

Todos ganham prêmios especiais, como instrumentos musicais, fornecidos pela Megadisconildo, além de bolsas de estudo no Curso Básico e gravação profissional no Estúdio Guerra-Peixe da Escola de Música Villa-Lobos.

A realização do FestVilla 2018 é uma iniciativa Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ/Escola de Música Villa-Lobos e Associação de Músicos, Docentes e Amigos da Escola de Música Villa-Lobos (AMAVILLA).