Casa da Marquesa de Santos / Museu da Moda Brasileira



A Casa da Marquesa de Santos, hoje Museu da Moda, foi presente do Imperador Dom Pedro I para Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos, em 1827.  Raro exemplar arquitetônico do século XIX, é uma das primeiras edificações tombadas pelo IPHAN, em 1938.

A Casa da Marquesa é o ponto de partida para apresentar a importância da mulher na História brasileira e da moda na cultura. Buscará também valorizar a Casa e, ainda, contribuir na requalificação do bairro de São Cristóvão, valorizando seu status de polo da moda carioca por reunir mais de 300 empresas com atuação no segmento.

Visando a dar um novo uso à Casa da Marquesa, a SECEC pretende implantar ali o Museu da Moda Brasileira, associado a um centro de negócios criativos. O Museu da Moda Brasileira apresenta uma aura graciosa e romântica, mesclando temas do universo feminino com o universo neoclássico.

O Acervo                     

O Museu da Moda Brasileira será o primeiro museu brasileiro dedicado ao universo dos costumes e da moda no Brasil. Em um conceito inclusivo e aberto, os acervos permanentes reunirão peças do cotidiano à alta costura, do passado ao futuro e da moda de todos nós. Além disso, o Museu promoverá exposições temporárias, itinerantes e receberá exposições internacionais.


Endereço:

Avenida Pedro II, 293 – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ, 20941-000.

Telefones: (21)  / 2332-4512 / 2333-4093- r.209.

e-mail: casadamarquesa.funarj@gmail.com

Localização: Rio de Janeiro, São Cristóvão

País: Brasil

Google Maps