Teatro Villa-Lobos


Fundada em junho de 1952, a Escola de Música Villa-Lobos foi idealizada como um centro popular de ensino de arte. Hoje concentra seu ensino em música e oferece cursos para um público a partir dos oito anos. Ela é um espaço da FUNARJ.

Sem abdicar da orientação que a fez nascer — proporcionar a oportunidade de ensino musical à população fluminense — a Escola de Música Villa-Lobos vem ampliando a abrangência de sua atuação tanto no aspecto técnico-pedagógico, através de “Cursos de Educação Profissional” ao nível básico e técnico, quanto no aspecto social, com a implementação de núcleos avançados pelo estado do Rio de Janeiro. Desde 1999 a escola estabelece parceria com municípios como Miracema, Búzios, Conceição de Macabu e Paracambi.

Além disso, promove festivais, palestras, “workshops” (oficinas de trabalho), concertos de diversos gêneros musicais, colocando-a no posto de uma das mais importantes instituições de ensino e fomento à prática musical do Brasil.

A escola possui também um centro de pesquisa – Centro de Pesquisa e Documentação – Espaço Maestro Alceo Bocchino –, com acervo especializado em música popular e erudita, composto de livros, partituras, periódicos, CDs e DVDs. A partir de sua ampliação, em 2002, com a inauguração do “Espaço Maestro Alceo Bocchino”, passou a contar também com banco de dados e espaços para audição de CDs e projeção de DVDs

Cursos

A Escola de Música Villa-Lobos oferece ensino de música à população fluminense através de três cursos:

Básico: Promovido por intermédio de um convênio entre a EMVL / FUNARJ e AMAVILLA – o curso é dividido para alunos com idade mínima de 13 anos (1 ano de duração) e para a terceira idade, a partir dos 65 anos (2 anos de duração), ambos com o conteúdo de leitura e escrita musical, canto coral e prática instrumental. No caso do curso para a terceira idade, ainda acontecem aulas de percussão. Todos os cursos são pagos.

Formação Musical: O Curso Formação Musical da EMVL / FUNARJ, destina-se ao desenvolvimento do conhecimento e competência técnica do instrumento musical através de atividades variadas que visam uma formação global ao nível elementar. É formado por três módulos que oferecem um conteúdo programático composto de disciplinas práticas e teóricas que, juntas, darão solidez a formação integral do aluno. As disciplinas práticas serão oferecidas de duas maneiras: através das aulas do instrumento escolhido realizadas individualmente e/ou em grupos de até três alunos no mesmo horário, seguindo critérios específicos; e, através das “Práticas de Conjunto”, nas quais o aluno terá oportunidade de aprimorar a prática do repertório. O curso é gratuito.

O “Curso Profissional de Nível Técnico” da Escola de Música Villa-Lobos é um curso gratuito destinado a oferecer a capacitação técnica e profissionalizante do aluno, proporcionando a transição entre a escola e o mercado de trabalho, capacitando jovens e alunos egressos do Ensino Médio, com conhecimentos, habilidades e competências que permitam o exercício de atividades produtivas no campo da Música. As inscrições ocorrem por edital público anual divulgado no site da escola.