Inscrições em edital para ocupação de teatros da SEC/FUNARJ abrem nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) convoca todos a participarem do edital para ocupação de cinco espaços teatrais no Rio de Janeiro. São eles: Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim e Espaço Rogério Cardoso/Porão da Laura Alvim (Ipanema), Teatro Glaucio Gill (Copacabana), Teatro Arthur Azevedo (Campo Grande) e Teatro Armando Gonzaga (Marechal Hermes). As inscrições estarão abertas entre 13/10 e 06/11 e podem ser feitas pelo link http://www.cultura.rj.gov.br/funarj-inscricao-pautas/.

O objetivo do edital é democratizar o acesso de artistas e produtores aos equipamentos culturais do estado. O resultado será divulgado em 02/12/2016 e os espetáculos selecionados farão apresentações no primeiro semestre de 2017. No último ano, o edital teve 400 inscritos, dos quais cerca de 10% foram contemplados. Entre as produções que já foram beneficiadas por esta iniciativa estão a peça “Conselho de Classe”, espetáculo premiado com a Cia. dos Atores que ocupou o Teatro Glaucio Gill, ou o show do músico Da Ghama, que acontece de 13/10 e 03/11 no Teatro Arthur Azevedo.

A seleção é feita por uma comissão mista, que conta com sete técnicos da SEC e da FUNARJ e duas pessoas da sociedade civil com notória especialização na área cultural. Os critérios se baseiam na relevância artística, adequação da proposta ao espaço cênico, estratégias de ampliação de divulgação, formação de plateia e acessibilidade (valor de ingressos).

O mesmo espetáculo pode ser inscrito para vários espaços, para que as produções circulem pelos teatros da rede. Uma mesma companhia também pode inscrever mais de um espetáculo durante a temporada, assim como serão aceitas propostas festivais de artes cênicas (teatro, circo e dança) com espetáculos adultos e/ou infantis.