Inscrições para Programa Gestores 2021 – Sala Cecília Meireles abrem 3/5

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a FUNARJ e a Sala Cecília Meireles apresentam o Programa Gestores 2021, destinado a músicos e administradores da área da cultura interessados em gestão de salas de concerto. Ele inclui palestras e tutoriais on-line com os profissionais que atuam na Sala Cecília Meireles – espaço da FUNARJ –  […]


O Governo do Estado do Rio de Janeiro, a FUNARJ e a Sala Cecília Meireles apresentam o Programa Gestores 2021, destinado a músicos e administradores da área da cultura interessados em gestão de salas de concerto. Ele inclui palestras e tutoriais on-line com os profissionais que atuam na Sala Cecília Meireles – espaço da FUNARJ –  e convidados, laboratórios de programação musical, produção e realização de concertos no Espaço Guiomar Novaes.

As aulas do Módulo 1 serão realizadas on-line pelo canal de YouTube da Sala Cecília Meireles, o Módulo 2 será realizado no sistema híbrido e o Módulos 3 será presencial.

1 – Inscrições gratuitas:

Período: 3 de maio a 4 de junho de 2021.
Formulário de inscrição no link.

2 – Vagas:

20 vagas para alunos ouvintes.
15 vagas para alunos efetivos residentes no Rio de Janeiro.

3 – Pré-requisitos: 

Possuir experiência como compositor ou intérprete na área da música de concerto; conhecer o repertório e seus principais compositores, do período barroco ao contemporâneo; ser proficiente em leitura e escrita em inglês e na utilização do programa Excel. É desejável, mas não imprescindível, que o candidato tenha conhecimentos de francês. 

4 – Seleção:

Análise de currículo e entrevista on-line.

5 – Certificado:

Será conferido certificado aos participantes ao final do Módulo 1 (ouvintes) e do Módulo 3 (efetivos).

6 – Frequência:

Os alunos efetivos deverão ter frequência mínima de 80% no Módulo 1 para passar ao Módulo 2. Os participantes deverão frequentar no mínimo três encontros do Módulo 2 para passar ao Módulo 3.

7 – Programa: 

..::: MÓDULO 1–5DE JULHO A 3DE AGOSTO Palestras e tutoriais:

Instrução e atividades assistidas em encontros on-line de 60 minutos com os responsáveis pelos setores da Sala Cecília Meireles.

5 de julho, 18h – Visão geral do funcionamento de uma sala de concertos.

Palestrante: João Guilherme Ripper, Diretor da Sala Cecília Meireles.

– 6 de julho, 18h – Planejamento e realização da temporada de concertos.

Palestrante: João Guilherme Ripper, Diretor da Sala Cecília Meireles.

12 de julho, 18h – Planejamento e realização das etapas de produção.

Palestrante: Mônica Diniz, Chefe da Divisão Arhs>ca da Sala Cecília Meireles.

13 de julho, 18h – Orçamento público e privado, legislação e contratos.

Palestrante: Silvio Moreia, Chefe da Divisão Administra>va da Sala Cecília Meireles.

– 19 de julho, 18h – Diversidade de demandas arcsIcas e de produção.

Palestrante: Isabel Zagury, Produtora da Sala Cecília Meireles.

20 de julho, 18h – Iluminação, sonorização, montagem e outras roInas de palco.

Palestrantes: Marcos Apolo, ex-Diretor Técnico do Teatro Amazonas e Fes>val Amazonas de Ópera Sérgio Santos, Coordenador Técnico da Sala Cecília Meireles.

– 26 de julho, 18h – Leis de IncenIvo e captação de recursos.

Palestrante: Priscilla Cadele e Leticia Santos, Ártemis Negócios Culturais e Sociais.

27 de julho, 18h – Comunicação e mídias sociais.

Palestrantes: Marcus Veras e Júlia Ronai, Assessores de Comunicação e Mídias Sociais da Sala Cecília Meireles.

2 de agosto, 18h – Convidado externo 3 de agosto, 18h – Convidado externo.

..::: MÓDULO 2 – 16, 23 E 30 DE AGOSTO Laboratório de gestão e programação:

O Módulo 2 do Programa Gestores 2021 reunirá os alunos a>vos em três salas de concerto virtuais, com missões e visões artísticas diversas. Os participantes colaborarão na elaboração do conteúdo artístico solicitado e no cumprimento de metas e prazos. Cada sala virtual receberá um orçamento para despesas artísticas, de produção e divulgação de quatro concertos que serão realizados nos meses de outubro e novembro. 

Nos encontros on-line e/ou presenciais dos dias 16, 23 e 30 de agosto serão abordadas as seguintes questões: 

  • Formulação do conceito da programação.
  • Pesquisa de repertório.
  • Criação da série de concertos.
  • Levantamento de custos de produção.
  • Levantamento de custos de divulgação.
  • Elaboração do orçamento detalhado e adequado ao valor disponível.
  • Elaboração do cronograma de produção.
  • Acompanhamento do processo para cessão do Espaço Guiomar Novaes.
  • Convite aos artistas, negociação de cachês e outros detalhes.
  • Elaboração das notas de programa e releases.
  • Ações em mídias sociais
    Produção de concertos.
  • Avaliação dos resultados a partir de relatórios de bilheteria e de mídia.
    Durante todo o Módulo 2, a Coordenação do Programa e as equipes poderão marcar encontros tutoriais adicionais com a equipe da Sala Cecília Meireles para suporte e acompanhamento dos trabalhos. Eventualmente, a Coordenação proporá às equipes situações hipotéticas a título de exercício.
  • 2. Rider técnico: 

A sala-modelo será o Espaço Guiomar Novaes, que possui as seguintes características técnicas:

1 . Lotação: 150 lugares com cadeiras móveis.

2. Rider técnico: 

2.1. Iluminação:
a) 45 lâmpadas par led 150W RGB.
b) 6 refletores elipsoidais de led RGBW.


2.2. Projeção:
a) Projetor Optoma.
b) Tela Elétrica branca, com ganho de 1.4, retrá>l e motorizada no formato 16:9, com tamanho ú>l equivalente a 120 polegadas. 

ETAPA 3 – OUTUBRO E NOVEMBRO 

Realização dos doze concertos no Espaço Guiomar Novaes. Avaliação dos resultados. 

Coordenação: João Guilherme Ripper 

Informações:
E-mail: programagestores.scm@gmail.com