Master Class do pianista e maestro Otávio Henrique Soares Brandão na Escola de Música Villa-Lobos

A Escola de Música Vilal-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura / FUNARJ, recebe o pianista e maestro Otávio Henrique Soares Brandão para a Master Class “Um outro olhar”, na terça-feira, 05 de setembro, às 16 horas, no Auditório Guerra-Peixe. A entrada é franca e aberta ao público, com senhas distribuídas com uma hora de antecedência. tiktok takipçi satın al

Conhecido nacional e internacionalmente por ser criador de novos estilos do tocar pianístico, Otávio Henrique Soares Brandão é um músico premiado mundo afora. Em 2007, foi laureado com o prestigiado prêmio Qwartz d´Honneur, atribuído pela Prefeitura de Paris e Ministério da Cultura e Comunicação da França aos músicos e grupos que contribuem para a inovação musical (Pierre Henri, Björk, Henri Pousseur, Francis Dhomont, Laurie Anderson, etc). É membro do Comitê de Honra dos Qwartz Award desde 2011. A relação que Soares Brandão manteve durante 18 anos com Pierre Schaeffer, considerado um dos mais importantes criadores da música do século passado juntamente com Pierre Boulez, Karlheinz Stockhausen o marcou profundamente. Em especial o “Tratado de Objetos Musicais“ (TOM) de Schaeffer, que inspirou a construção do seu trabalho de criação, interpretação e técnica instrumental do piano.

A escuta das obras de Pierre Henry e Soares Brandão são fundamentais para a compreensão da teoria musical de Pierre Schaeffer.

Nos anos 90, Soares Brandão assume a direção da Escola de Música Villa-Lobos e introduz na área de musicalização a prática dos ritmos afro brasileiro, nomeando Darcy do Jongo como responsável. Nesta mesma época dedicou-se à pedagogia experimental da música, criando a Orquestra Afro Brasileira, responsável pela formação dos atuais diretores da bateria da Escola de Samba de Mangueira (RJ), em parceria com a socióloga Íbis Ferreira Soares Brandão.

Soares Brandão é citado por Daniel Teruggi, diretor do INA/GRM (Institut National de l´Audiovisuel / Groupe de Recherches Musicales): “a excelência de seu piano fornece uma nova luz ao entendimento da obra de Pierre Schaeffer”. Este fato motivou o governo francês a convidá-lo a participar de todas as manifestações em homenagem a Pierre Schaeffer.

Soares Brandão é também atualmente o autor de piano autoral contemporâneo brasileiro mais visualizado nas redes sociais com 267.000 visualizações na internet, como também o único citado no prestigioso site europeu Piano Bleu.

O Master Class traçará, através do piano, um paralelo entre a musicalidade moderna e linear ocidental (iniciada no Renascimento e cristalizada no século XIX) e a atual musicalidade. sia), Ruth Laredo (EUA) e Miguel Proença.