No Museu do Ingá, de Gonzagão a Bernstein com a Banda Musical do Colégio Salesiano Santa Rosa

A Banda Musical do Colégio Salesiano Santa Rosa, considerada a banda colegial mais antiga do Brasil, se apresenta neste sábado, 24/08, às 10h, no Museu do Ingá, espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ.

No repertório eclético, Villa-Lobos, Francisco Braga, Tom Jobim, John Philip Sousa, Luiz Gonzaga e Leonard Bernstein.

A apresentação faz parte do Projeto Bandas do Ingá: um sábado por mês o museu convida diferentes bandas a invadirem seu jardim com muita música.

Fundada, em 1888, pelo Padre Pedro Rotta, seu primeiro maestro, mantém-se em atividade ininterrupta até hoje. Formada por 40 músicos, e composta de alunos, ex-alunos e membros da comunidade.

A banda coleciona vários títulos e troféus (7 campeonatos nacionais e 9 estaduais). Destacam-se os de Campeã no II Festival de Música da Juventude em Zurique, na Suíça, em 1992, de Patrimônio Cultural Fluminense, concedido pela Secretaria de Estado e Cultura, e de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Natureza Imaterial do Município de Niterói.

Em 2011, por ocasião da comemoração dos 51 anos de Brasília, foi a única banda colegial do Brasil a ser convidada para fazer parte da abertura do Desfile Oficial de 7 de setembro.