Teatro Glaucio Gill

Localizado em Copacabana, o Teatro Gláucio Gill é um núcleo de experimentação referência para atores e companhias iniciantes, além de um teatro de muita história. Espaço versátil, acolhe múltiplas propostas. Localizado na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, foi criado a partir da adaptação do auditório do Centro de Recreação e Cultura da Escola Municipal Dom Aquino Correa, anexa ao teatro.

Possui um espaço principal com 150 lugares, e o “Café do Gláucio”, uma pequena sala com 23 lugares.

Em 2010, passou por uma reforma que, entre outras melhorias, transformou o antigo palco italiano num espaço multiúso.

tgg

Histórico

Inaugurado em 1958, durante o governo Carlos Lacerda, o Teatro Glaucio Gill foi criado a partir de uma sessão no auditório do Centro de Recreação e Cultura da Escola Municipal Dom Aquino Correa. A reunião foi promovida por atores do Tablado que ocupavam o auditório da escola, entre eles Adila Araújo, Carmen Silvia Murgel, Fábio Sabag, Isolda de Souza, Kalma Murtinho e Cláudio Correa e Castro.

Tendo o ator Rogério Fróes como primeiro diretor, o espaço foi batizado de Teatro da Praça devido à localização na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana. A estreia foi marcada pela encenação da peça infantil O bobo bobão, de Lígia Nunes, com direção de Fábio Sabag e elenco formado pelos atores Cláudio Correa e Castro, Roberto de Cleto, Roberto Ribeiro e convidados.

A abertura da programação dos espetáculos adultos aconteceu em junho de 1958, com O chapéu de palha de Itália, de Euggene Labiche, dirigido por Geraldo Queiroz, cenários de Bela Paes Leme e com 48 atores no elenco - incluindo os artistas do grupo Teatro da Praça, fundador do espaço, que encerrou as atividades em 1961.

Em 1965, o governador Carlos Lacerda cedeu o teatro à atriz Maria Fernanda - filha da poetisa Cecília Meireles – que, auxiliada pela administração regional e outros órgãos governamentais, conseguiu realizar uma série de reformas. Neste mesmo ano o espaço recebeu o nome de Teatro Glaucio Gill, em homenagem ao ator e autor teatral que morreu precocemente aos 33 anos.

Durante a década de 1960, o então Chefe do Serviço de Teatro, Dr. Napoleão Moniz Freire, elaborou novos critérios de seleção para atender às diversas solicitações de pauta. Ocorreram sorteios entre as companhias teatrais da época, levando-se em consideração as condições estruturais e a utilização de textos brasileiros no repertório.

Desta forma, companhias como Torres e Brito Produções, Tereza Raquel e Eva Todor puderam encenar no palco do teatro espetáculos inesquecíveis como Navalha na carne, com Tônia Carrero, Emiliano Queiroz e Nelson Xavier;; O exercício, com Glauce Rocha e Rubens de Falco;; Réveillon com Fernanda Montenegro e Sérgio Brito;; Senhora da Boca do Lixo, com Eva Todor, Carlos Eduardo Dolabela, Elza Gomes e Ivone Hoffman; Heda Gabler, com Dina Sfat e Cláudio Marzo; Mão na luva, com Marco Nanini e Juliana Carneiro da Cunha, entre outros.

Em janeiro de 1987, o Teatro Gláucio Gill foi fechado para uma obra de restauração que acabou se alongando. A classe artística e diversos movimentos sociais, então, se mobilizaram pela sua reativação.  As obras foram concluídas e o teatro totalmente remodelado. Sua estrutura de palco italiano foi desativada, sua lotação foi reduzida. Foram criados urdimentos e plateias móveis para acolher espetáculos com propostas multi ambientais. A reabertura aconteceu em 27 de outubro de 1990, no governo Moreira Franco, sob direção cultural de Aderbal Freire Filho, que trouxe para o local o Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, promovendo montagens e oficinas de Eugênio Barba.

Com uma programação diversificada e qualificada, pretendia atrair para o teatro público de diferentes bairros, idades e classe social. Além das atividades culturais, o grupo trabalhava sempre com a contrapartida para formação de plateia e espaço para ouvir o espectador recebendo sugestões e opiniões.

Redes Sociais:

Endereço:

Praça Cardeal Arcoverde, s/n - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, 22040-030.

Contatos:

Telefone provisório (disponível): 21 99414-2274.

Horário de funcionamento da bilheteria:

De segunda a domingo, das 16h às 21h.

Lotação: 150 lugares (teatro).

Como chegar:

Metrô
Siqueira Campos / Cardeal Arcoverde.

GPS: Google Maps.

Informações Técnicas:

Metragem Interna 774 m².

Metragem Externa 56 m².

Manual do Teatro e Riders:

MANUAL DO TEATRO GLÁUCIO GILL