Arte feminina é destaque em exposições gratuitas no Museu do Ingá, em Niterói

O Museu do Ingá, um espaço da FUNARJ em Niterói, é palco de duas exposições especiais, totalmente gratuitas e com visitação até março. A primeira é a "Múltiplos Olhares: Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ". Ela é nada mais do que a união de acervos do Museu do Ingá, da Casa de Cultura Laura Alvim, da Casa da Marquesa de Santos, do Museu Antonio Parreiras, do Museu Carmen Miranda e da Coleção Banerj, todos espaços da FUNARJ. São 152 obras de uma centena de artistas vindas de diferentes partes do Brasil e selecionadas por suas contribuições históricas à arte brasileira.

As peças são nos mais variados formatos: tapeçaria, pintura, cerâmica, gravura, trançado e escultura. Um trabalho coletivo unindo artes visuais e cultura popular, tudo organizado em núcleos, como "Fabulações", "Trabalho", "Paisagem, Paisagens", "Tormenta", "Festa", "Mulheres Absortas". Temos obras de Maria Graham, Lúcia Laguna, Rosana Paulino, assim como de nomes fundamentais da arte no Brasil, como Anita Malfatti, Maria Graham, Tarsila do Amaral e Djanira.

A segunda mostra, também no Museu do Ingá, é “A Arte de Gravar: Mulheres Artistas na Oficina de Gravura do Ingá”, que dialoga e complementa a exposição principal. Além disso, essa exposição busca divulgar a pluralidade e diversidade de técnicas das gravadoras. Em "A Arte de Gravar" são mais de 30 obras que fazem um passeio pelas quatro décadas da Oficina de Gravura, que possibilitou que estas artistas pudessem experimentar as diversas abordagens de novos temas na gravura para expressar seu pensamento de forma livre.

O espaço segue com rigor todos os protocolos de segurança sanitária. As visitações ocorrem em grupo de no máximo cinco pessoas, com distanciamento de 1,5m entre elas. Adesivos no piso marcam o distanciamento entre o público. Totens com álcool 70% (gel) estão espalhados por todo o museu. Os banheiros e corrimãos são higienizados constantemente e os vigias verificam a temperatura e higienizam as mãos dos visitantes com álcool 70%, além de verificar o uso correto das máscaras.

Serviço:
Exposições: 
 Múltiplos Olhares: Mulheres Artistas nas Coleções FUNARJ e A Arte de Gravar: Mulheres Artistas na Oficina de Gravura do Ingá

Museu do Ingá
Rua Presidente Pedreira, 78, Ingá, Niterói
De quarta a sábado, das 12h às 17h
Entrada: Grátis

Notícias