Escola de Música Villa-Lobos: Inscrições abertas para Editais de 2023

 

EMVL

 

 

A Escola de Música Villa-Lobos é uma instituição pública de ensino que existe desde 1952, vinculada à Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), que pertence à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Sua função social é oferecer o ensino musical para a população fluminense por meio de cursos de formação e livre, além da formação técnica-profissional em nível médio por meio de curso técnico profissionalizante. A Escola de Música Villa-Lobos possui sua sede situada no Corredor Cultural do Centro da Cidade do Rio de Janeiro, e também possui, em seus Polos Avançados pelo interior do estado do Rio de Janeiro, nos municípios de Armação dos Búzios, Cachoeiras de Macacu, Conceição de Macabu, Miracema, Paracambi e Teresópolis.

Confira os editais abertos para o ano de 2023:

Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (turmas 2023):

A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da FUNARJ, torna público o edital para o preenchimento de 55 vagas para o Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (turmas 2023).

As inscrições ocorrem de 23 de dezembro de 2022 a 27 de janeiro de 2023. O curso é inteiramente gratuito e tem duração de três anos. As vagas são destinadas a candidatos que tenham o Ensino Médio completo ou em curso.

Vagas disponíveis: Técnico em Regência Coral (06); Técnico em Composição e Arranjo (06); Técnico em Composição e Arranjo Musical (6), Técnico em Instrumento: Saxofone (03); Piano (05); Violão (08); Guitarra (05); Flauta (06); Violino (02); Clarineta (03); e Canto (11).

Do total das vagas, 40% é destinada ao sistema de cotas para ingresso nas escolas técnicas do Estado do Rio de Janeiro (Lei Estadual 6.433), e 5% para portadores de deficiência física (Lei Federal 3.298). O candidato cotista deverá ler atentamente os itens 2.3 a 2.6 e o item 5 do Edital.

Ingresso:

O ingresso ocorre por meio de exame classificatório de avaliação prática, sendo o material obrigatório para cada habilitação especificado no item 7 do Edital 2023. As aulas ocorrerão de forma presencial e serão oferecidas de segunda a sábado, entre 8h e 22h, de acordo com a disponibilidade da instituição de ensino. 

Leia atentamente o Edital sobre os procedimentos de inscrição para do Curso Técnico 2023 da Escola de Música Villa-Lobos.

EDITAL

FICHA DE INSCRIÇÃO

AUTODECLARAÇÃO 

DIVULGAÇÃO DAS DATAS E HORÁRIOS DAS PROVAS

 

Curso de Formação Musical (Infantil) e Musicalização Infantil (turmas 2023):

 

A Escola de Música Villa-Lobos, um espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ, torna público o edital para o preenchimento de vagas do Módulo I do Curso de Formação Musical (Infantil) e Musicalização Infantil para o ano de 2023.

O curso é inteiramente gratuito. Ao todo são 60 vagas, para diversas habilitações instrumentais, distribuídas entre o Curso de Formação Musical e Musicalização Infantil. Para o turno matutino, no Curso de Formação Musical, são 24 vagas e 6 vagas para o turno vespertino. Para Musicalização Infantil, são 30 vagas no turno vespertino, sendo 15 vagas para Ukulele e 15 vagas para Violino.  No Curso de Formação Musical, as vagas são destinadas a crianças de 9 e 10 anos de idade completos até 31 de março de 2023, e que estejam cursando entre o 3º e 5º ano do Ensino Fundamental. Já na Musicalização Infantil, as vagas são destinadas para crianças com 8 anos de idade completos até 31 de março de 2023 e que estejam cursando entre o 3° e 4° ano do Ensino Fundamental. Não é necessário ter conhecimentos formal em música.

As inscrições ocorrem de 19 de Dezembro a 03 de Fevereiro de 2023.

Abaixo estão o edital público e a ficha de inscrição:

EDITAL

FICHA DE INSCRIÇÃO

LISTA DOS CANDIDATOS PARA O SORTEIO 

Os candidatos que se encontram "aptos" cumpriram todas as exigências da etapa de inscrição, entregando todas as documentações exigidas pelo Edital. 
Os candidatos que não entregaram toda documentação no prazo exigido, conforme previsto no Edital - Item 5, tiveram sua inscrição eliminada.
Os candidatos pendentes estão dentro do prazo de 5 dias para reparar sua inscrição, caso contrário terão a inscrição eliminada.  

Dia, Local e Hora do Sorteio:
Dia 11 de fevereiro
Escola de Música Villa-Lobos 
Rua Ramalho Ortigão, n 9 - Centro - Rio de Janeiro - RJ. Auditório Guerra-Peixe - 2° andar.
Horário de chegada: 10 horas

Saiba mais sobre nossos cursos:


Curso Básico
Curso Básico (Terceira Idade)
Curso Técnico
Curso de Formação Musical (Infantil)

 

A Escola de Música Villa-Lobos está instalada em um prédio de quatro andares, com 29 salas de aula devidamente equipadas para aulas individuais e coletivas. Algumas salas, com porte maior, são adequadas para as aulas de prática de conjunto, ensaios dos grupos e para disciplinas teóricas. Tem um acervo de instrumentos musicais de todas as famílias (cordas  dedilhas e friccionadas, metais, madeiras, percussão popular e sinfônica, teclas, entre mais de 20 tipos distintos) para estudo, ensaios e aulas, com destaque para 27 pianos, sendo dois de cauda. Também conta com salas de aula adaptadas para o ensino para crianças. 
 
 

Saiba mais em: www.villalobos.rj.gov.br

Notícias