ONG Favela é Fashion desfila as cores da África na Casa de Cultura Laura Alvim

No último dia 12 de dezembro, a Casa de Cultura Laura Alvim recebeu o desfile Ons Afrika is Hier! – Nossa África é aqui!, da estilista Juliana Henrik, idealizadora do Projeto Favela é Fashion, que oferece cursos de modelo e noções sobre o mercado de moda a jovens do Complexo do Alemão desde o ano de 2011, completando 5 anos de existência em fevereiro de 2016.

O desfile contou a história da África universal vista pelos olhos de jovens de periferias, mostrando o orgulho deles em se vestir com  trajes e acessórios africanos. Para mostrar a diversidade, tão presente na nossa história, havia tanto brancos quanto negros entre os 40 jovens modelos, com idades entre 8 e 30 anos. “Nosso estudo mostrou que muitos jovens brancos africanos também sofrem preconceito em alguns locais africanos por ter a pele mais clara, sendo ofendidos ou criticados por qualquer ato só por terem um tom de pele mais claro e viverem em uma comunidade, assim como acontece, em maioria, com os negros no Brasil. O que nós pretendemos mostrar é que todo mundo é igual e a única coisa que divide as pessoas são as oportunidades desiguais”, diz Juliana Henrik.

Veja aqui, uma seleção das fotos. Créditos: Renato Moura/Voz das Comunidades.

Moradora do Complexo do Alemão e formada em Produção de Moda pelo SENAI/CETIQT, graduação que cursou com ajuda dos padrinhos, ela é filha de uma costureira. Enquanto sua mãe fazia suas roupas de criança, ela reaproveitava as sobras de tecidos para vestir suas bonecas. Foi assim que começou a paixão da jovem de 29 anos pela moda e por tudo que diz respeito a esse segmento. Após o termino da faculdade, Juliana criou o Favela é Fashion, um projeto que resiste há quase 5 anos, sem patrocínio ou qualquer outra ajuda de custo, oferecendo cursos e agenciamento para jovens da comunidade que queiram iniciar a carreira de modelo. Já houve, inclusive, modelos oriundas do projeto em campanhas da grife carioca FARM. O espaço emprestado que funciona como sede da empresa hoje fica na Biblioteca Parque do Complexo do Alemão, além dele há também outro espaço Centro Cultural AMG, também dentro da comunidade. O principal objetivo do projeto é quebrar barreiras entre a moda e a favela e mostrar que não deve haver limites entre a favela e o asfalto quando o assunto é moda.

O evento, que foi apenas para convidados, teve como realizadores a ONG Favela É Fashion, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e a FUNARJ (Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Cultura responsável pela administração da Casa De Cultura Laura Alvim e de uma série de outros espaços culturais do Estado, com apoio institucional da FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, do Projeto Caminho Melhor Jovem e do Jornal Voz da Comunidade.