‘Paisagens Culturais’ é o tema de mostra no Museu do Ingá

Como parte da 14ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo IBRAM, começa nesta terça-feira, 26/04, no Museu do Ingá (espaço da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ), a exposição Paisagens Culturais: intervenções no Estado do Rio de Janeiro.

A mostra reúne 15 telas de autoria de Lucílio de Albuquerque e de outros artistas, que mostram paisagens de Niterói e do Rio de janeiro no correr do século XX.   Além dessas imagens, duas vitrines exibirão fotos e gravuras de Niterói antigo.

A relação entre museus e paisagens culturais vem nortear as discussões da 14ªSemana Nacional de Museus. Proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para as comemorações do 18 de maio (Dia Internacional de Museus) de 2016 e para a 24ª Conferência Geral do ICOM (a ser realizada em Milão), esse tema reforça o papel sociocultural das instituições museais. Quando chamados a abrirem suas portas para seus contextos externos, enfatiza-se a necessidade da valorização das culturas e da diversidade paisagística do país, que possui um mosaico de bens culturais.

A 14ª Semana Nacional de Museus simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. A diversidade sociocultural brasileira se constrói e se reconstrói cotidianamente, estando presente nas instituições museológicas como espaços de comunicação, conhecimento, pesquisa e aprimoramento das práticas culturais. Para além da preservação da memória, os museus têm um importante papel na qualificação dos entornos, sejam eles vilas, cidades, ou quaisquer locais que importem às populações em relação a suas identidades e à preservação de seu patrimônio. Sob essa ótica, os museus assumem um papel estratégico no desenvolvimento local, na construção da cidadania e como dinamizador de oportunidades culturais e econômicas.

Com o entendimento de que os espaços externos são ao mesmo tempo lugares de memória e seus espelhos, é possível com criatividade conceber ações diversas junto às comunidades. Sob essa perspectiva, a Semana de Museus de 2016 é uma ocasião propícia para os museus fortalecerem laços e atuações com suas paisagens culturais.

A mostra pode ser vista até 29/05.