A dança urbana de “Stresse” ocupa o Teatro João Caetano

Dança

Fundado, em 2010  por Gilson Nascimento e Hugo de Oliveira, o Grupo DançaRio integra danças urbanas, circo e artes marciais. Suas pesquisas partem da observação do cotidiano, aplicada a conceitos como minimalismo e filosofia, para desenvolver suas pesquisas coreográficas.

Em “Stresse”, o grupo elaborou suas composições livremente, a partir de improvisos baseados nos comportamentos de cada intérprete em torno de provocações “estressantes”.

Do caos a calmaria; do barulho ao silêncio; do conflito à harmonia; as composições coreográficas foram elaboradas livremente a partir de improvisos baseados nos comportamentos de cada intérprete e das reações aos diferentes estímulos (estressores) que foram propostos durante os ensaios.


Usando os fundamentos das danças urbanas como ferramenta de criação e explorando a força e energia dos dançarinos, esta pesquisa experimenta a estrutura primária deste universo, focando na capacidade de adaptação, ação, reação e transformação presentes no movimento e no comportamento humano.


Todo o trabalho se baseia na intensidade, no ir e vir, na construção e na desconstrução, na calma e no caos, na civilidade e na selvageria, na ação e na reação.


"Stresse" faz parte do projeto CompartilhArte, da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, em que cinco companhias independentes apresentarão espetáculos de dança no tradicional palco da Praça Tiradentes, sempre a preços populares: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). Dos movimentos clássicos do balé às coreografias arrojadas do passinho, o CompartilhArte terá um total de oito apresentações ao longo do mês de junho.


Autoria: Grupo DançaRio

Direção: Gilson Nascimento e Hugo de Oliveira

Elenco: Amaury Soares, Anderson Costa, Isabella Macedo, Douglas Barreto, Rafael Fernandes, Vagner Sousa

Dias da semana: Sábado

Elenco Quando Ingressos Endereço