A música do Artesanato Furioso na Sala Cecília Meireles

O programa traz em destaque o desafiante "Le Marteau sans Maître", de Pierre Boulez, além de obras de Debussy, Maxwell Davies e Toru Pakemitsu.

A obra Le Marteau sans Maître"é uma combinação ritualística e glacial entre a maleabilidade transparente francesa que se irradia de Debussy ou da poesia surrealista de René Char e o rigor implacável da vertente serialista germânica. A simetria de sua instrumentação, onde a continuidade da voz é gradualmente desconstruída até se aproximar do ruído percussivo, se espraia ao plano formal, onde sub-grupos são criados entre os movimentos e os ritmos e alturas musicais são gerados por uma variedade de técnicas de construção serial; esteticamente, esta simetria se manifesta na oposição entre a sonoridade meio oriental criada pela percussão, flauta, violão e viola, e a premeditada recusa em explorar as associações pitorescas destes instrumentos.

Artesanato Furioso foi o grupo encarregado desse desafio. Seus integrantes se destacam pela larga experiência com a esfera experimental da música contemporânea, com atividade contínua e intensa junto a festivais e grupos de música contemporânea. Todos os instrumentistas têm vínculo com a OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – e seu braço, o Festival de Campos do Jordão.

A influência de Debussy, cujo solo de flauta "Syrinx", inspirado na mitologia grega, se irradiou de forma completamente imprevisível. Seu impulso em direção ao novo, àquilo que é apenas sugerido, está no cerne da personalidade de Boulez, mas encontra um eco no universo completamente distinto do japonês Toru Takemitsu, para quem a delicadeza e precisão da cor e do gesto musical são a verdadeira substância da música. Sua obra "Toward the Sea" ilustra este contraste e complementaridade na paciência e sensualidade com que constrói um pacto com a natureza.

O compositor Peter Maxwell-Davies, teve uma trajetória que progrediu de obras propositalmente chocantes e boulezianas para um estilo mais ecumênico e consolidado."Hill Runes"(Runas na Colina), para violão solo, representa o estilo circunspecto, pós-serial, onde as cores escuras predominam.

Elenco: Grupo Artesanato Furioso

Dias da semana: Sábado