Alunos da Escola de Música da UFRJ se apresentam no Espaço Guiomar Novaes durante três noites

Ao longo de três noites, alunos da Escola de Música da UFRJ mostram seu talento no Espaço Guiomar Novaes.

Na primeira noite, joias do repertório lírico e pianístico são a aposta do concerto, encabeçado por Pedro d'Avila, Saulo Laucas,  Crislaine Hildebrandt e SIlas Barbosa:

Pedro d’Avila nasceu em Petrópolis, onde iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade. É detentor da Medalha de Ouro e do prêmio “Melhor Interpretação de Sonata Clássica” no IV Turno do Primeiro Concurso Nacional de Piano da Escola de Música Villa-Lobos. Hoje cursa o bacharelado em Piano na Escola de Música da UFRJ e, por ter sido premiado com bolsas de estudo, a partir do segundo semestre de 2018, segue para as University of Colorado Boulder e University of Iowa, nos Estados Unidos.

Nascido 1984, Saulo Laucas foi diagnosticado autista aos 3 anos. Dotado de ouvido absoluto, seu talento musical apresentou-se antes mesmo de falar. Bacharelando de Canto Lírico na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou do Concurso Internacional de Canto Linus Lerner no México, ficando entre os semifinalistas. Apresentou-se em óperas de Strauss, Donizetti, Pergolesi e Mozart.

Aluna da Escola de Música da UFRJ desde 2015, a soprano Crislaine Hildebrandt teve a orientação da mezzo-soprano argentina Lorena Espina e da soprano Andrea Adour. Já participou de alguns espetáculos operísticos promovidos pela universidade, como a adptação da ópera HänselundGretel de Engelbert Humperdinck e & “Maluquinho” de Calimério Soares. É membro do Coral Brasil Ensemble.

Detentor de 18 importantes premiações em concursos nacionais e internacionais, Silas Barbosa é Mestre em Música pela UFRJ e teve como principais professores Luis Senise e Daniel Burlet. Atualmente é pianista colaborador efetivo na Escola de Música da UFRJ no departamento de canto e atua intensamente no Brasil e no exterior como recitalista, solista e camerista.

O segundo concerto da série traz no programa obras para piano, para violão e para voz e piano de compositores como Rachmaninov, Villa-Lobos, Debussy e Gnattali. No palco, Elton Julien, Gabriel Rocha, Renata Vianna, e Silas Barbosa.

Natural de Porto Velho-RO, Elton Julien iniciou seus estudos aos 5 anos de idade; aos 17 ingressou na Escola de Música e Belas Artes, onde estudou com os professores Noel Nascimento e Olga Kiun. Participou de cursos e master classes, tendo como professores Gilberto Tinetti, Marina Lomazov, Alexandre Dossin e Cristina Ortiz. Atualmente cursa a graduação em piano na Escola de Música da UFRJ.

Gabriel Rocha estudou violão com Carlos Massetti Pereira e Graça Alan (UFRJ), além de ter participado de master classes com grandes concertistas como Marcus Llerena, Turíbio Santos e Ulisses Rocha. Participou, como aluno, em diversas edições do Festival Vale do Café e estudou música antiga com William Carter (Palladian Ensemble – Alaúde, teorba e guitarra barroca) na Oficina de Música de Curitiba.

Cantora popular há 20 anos, Renata Vianna iniciou seus estudos de canto lírico na UFRJ, e já participou como solista da Ópera Viva La Mama e em coros como Brasil Ensemble e Coro de Câmara da EMVL. Atualmente, cursa Bacharelado em Canto Lírico na Escola de Música da UFRJ.

Na terceira e última noite, música para fagote, violino e piano encerram o ciclo de apresentações da série.

Jenny Burbano Torres iniciou seus estudos musicais na Red de Escuelas de Formación Musical de Pasto, no ano de 2002. Em 2017, graduou-se em Música com Ênfase em Fagote na Universidad Distrital “Francisco José de Caldas”. Como fagotista e através de audição pública, obteve o posto para integrar a Banda Sinfónica Juvenil de Cundinamarca. Atualmente é estudante do programa de Mestrado Profissional em Música da UFRJ.

Bacharel em Violino pela Universidade Federal da Paraíba, Ramon Feitosa é natural de João Pessoa. Tem tocado em importantes salas de concerto e participado dos principais festivais de música do Brasil. Participou de master classes com renomados violinistas e possui uma intensa atuação na Música de Câmara. Atualmente é Spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e mestrando no Programa de Pós Graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Detentor de 28 primeiros prêmios em Concursos Nacionais e Internacionais de Piano, Flávio Augusto foi o primeiro brasileiro a conquistar o 1º lugar do Concurso Internacional de Piano “Villa-Lobos” no Rio de Janeiro, em 1988. É considerado um dos mais importantes pianistas de câmara do país e já se apresentou nas principais salas de concerto da América do Norte, América Central, América do Sul, Europa, África e Oceania.

Cristiano Vogas, pianista, é Bacharel e Mestre em piano pela Escola de Música da UFRJ, e Doutor em Música pela USP. Especializou-se na Europa no Conservatoire de Fribourg e na Hochschule für Musik de Berna, na Suíça. Exerce intensa atividade artística como solista e camerista, tendo se apresentado em vários países da Europa e America Latina.

Elenco: Pedro D’Avila, piano; Crislaine Netto, soprano; Saulo Laucas, tenor; Silas Barbosa, piano; Elton Julien, piano; Gabriel Rocha, violão; Renata Vianna, soprano; Silas Barbosa, piano; Jenny Burbano Torres, fagote; Flávio Augusto, piano; Ramon Tavares Feitosa, violino;

Dias da semana: Segunda, Terça, Quarta