Camerata de Violões celebra 20 anos e lança CD de suites brasileiras na Sala Cecília Meireles

Música

O octeto Camerata de Violões nasceu numa reunião de professores do Conservatório Brasileiro de Música, com a proposta de pesquisar, construir e divulgar um repertório que viesse a valorizar a música brasileira de concerto, num leque que se estendesse dos novos aos consagrados compositores, com arranjos específicos para grupo.

A estreia do grupo aconteceu em 1996, na igreja do Outeiro da Glória, por ocasião das comemorações dos 60 anos do Conservatório Brasileiro de Música. Desde então, o grupo vem ganhando espaço no cenário musical, com vibrantes interpretações de um repertório brasileiro de altíssima qualidade.

O primeiro CD do conjunto foi lançado em 2001, tendo recebido referências elogiosas da crítica especializada nacional e internacional. A revista inglesa Classical Guitar referiu-se ao conjunto como “uma orquestra de violões que produz um som deslumbrante”. O segundo CD, por sua vez, foi gravado e lançado pela gravadora Biscoito Fino, e obteve indicação ao Grammy 2009 na categoria Melhor Álbum Instrumental. O terceiro CD da Camerata de Violões, Suítes do Brasil, lançado em 2015, apresenta obras de compositores brasileiros, organizado em forma de suítes. Suíte é uma forma de composição tradicional da música europeia, originalmente organizada por um conjunto de danças. Trazida ao Brasil, permanece viva até os dias de hoje no cenário da música de concerto, graças à sua estrutura, que permite trazer ao palco gêneros vivos no cenário musical contemporâneo.

Elenco: Artur Gouvêa, Eduardo Gatto, Fabio Nin, Luciano Camara, Rogério Borda, Valmyr de Oliveira, Elodie Bouny e Adriano Furtado (violões)

Dias da semana: Quinta

Elenco Quando Ingressos Endereço