“Cantiga Praiana” celebra obra de Eduardo Souto no Espaço Guiomar Novaes

Música

O compositor, pianista e maestro Eduardo Souto (1882-1942) foi um dos expoentes da música popular urbana no início do Séc. XX e, assim como seus contemporâneos Pixinguinha (1897-1973) e Ernesto Nazareth (1863-1934), é um dos pilares da evolução de sua linguagem, tanto instrumental quanto vocal.

Embora sua obra pianística ainda se mantenha em evidência, seu cancioneiro se encontra em injusto ostracismo, considerada a evidente inspiração de suas melodias, o tratamento dos textos – muitas vezes de importantes poetas com quem conviveu – e a sensível crônica de época presente nos temas de suas obras.

Dedicando-nos ao estudo das partituras dessas canções, com o intuito de realizar arranjos e harmonizações apropriadas para apresentação das mesmas por cantores líricos em recital, evidenciou- se nelas uma clara vocação para a sala de concerto, o que se constitui uma maneira de resgatar este precioso material musical para o público contemporâneo e para o ambiente musical e pedagógico.

Elenco: Daniela Moreira, Mezzo-soprano. Robson Lemos, Tenor. Thiago Teixeira, Barítono. Anne Amberget, Piano. Professor Lenine Santos: Direção técnica e musical

Dias da semana: Terça

Elenco Quando Ingressos Endereço