Cia. Bachiana Brasileira, regida por Ricardo Rocha, fecha temporada artística 2017 da Sala Cecília Meireles

Encerrando a temporada artística 2017 da Sala Cecília Meireles, a Cia. Bachiana Brasileira apresenta o grandioso oratório "Elias", de Felix Mendelssohn.

A Cia. Bachiana Brasileira – orquestra, coro e solistas –, sob direção do maestro Ricardo Rocha, interpretará o grande e épico oratório Elias, a obra-prima de Felix Mendelssohn Bartholdy, no dia 17 de dezembro na Sala Cecília Meireles, como encerramento da temporada. Junto à Orquestra e ao Coro da Cia. Bachiana Brasileira, a obra terá nove solistas, sendo um quinteto solista do coro e, no quarteto principal, o barítono Marcelo Coutinho, com o papel-título; Veruschka Mainhardt, soprano; Carolina Faria, contralto; e ainda um tenor.

Mais conhecido do grande público por obras como Sonho de uma Noite de verão, com a famosa marcha nupcial, ou a Sinfonia Escocesa, Mendelssohn já aos 27 anos de idade se deixou enlevar pela história do profeta que resistiu ao culto do ídolo Baal e às perseguições ordenadas pela rainha Jezabel. Foram necessários dez anos de trabalho para a realização deste seu Elias, sua mais importante composição.

Regente e Diretor Musical, Ricardo Rocha possui os títulos de Kapellmeister (pós-graduação em ópera e concertos sinfônicos na Alemanha), o de Mestre e Bacharel em Regência pela UFRJ, e o de Piano na E.M. Villa-Lobos. Foi Diretor e Regente Titular da Orquestra Sinfônica da UFMT (1992-93), assim como Professor de Regência e Maestro Titular da Orquestra e do Coro da Escola de Música da UFMG (1994-95).

Fundou a Sociedade Musical Bachiana Brasileira de fato em 1986 e de direito em 1993. Com seus corpos coral e orquestral sob o nome de Cia. Bachiana Brasileira, teve montagens escolhidas entre os dez melhores concertos do ano pelo jornal O Globo em 2007, 2008 e 2011, sendo aclamada em 2009 com o prêmio mais importante do Governo do Estado do RJ em Música Erudita.

Direção: Ricardo Rocha, direção e regência

Elenco: Cia. Bachiana Brasileira – Orquestra, Coro e Solistas: Ana Cecília Rebelo, soprano; Michele Menezes, soprano; Lily Driaze, contralto; Jane Acosta, contralto; Roberto Montezuma, tenor; Cyrano Sales, baixo. ELIAS, Oratório de Felix Mendelssohn Bartholdy: Marcelo Coutinho, barítono – Elias; Veruschka Mainhard, soprano – Viúva, Anjo; Carolina Faria, contralto – Rainha Jezabel, Anjo 2; Eric Herrero, tenor – Rei Acab, Obadias

Dias da semana: Domingo