Curso Cesgranrio de Regência Orquestral é concluído com apresentação na Sala Cecília Meireles

Música

Após duas semanas de aprendizado intensivo com o maestro Isaac Karabtchevsky, o Curso Cesgranrio de Regência Orquestral chega a seu fim.

Aberto a regentes de todas as partes do Brasil e do exterior, o curso – que é aplicado pelo maestro na Itália – teve na sua edição brasileira um grande diferencial: foi realizado de forma totalmente gratuita.

Por nove dias, os alunos trabalharam com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio, demonstrando suas habilidades e aptidões. Os ouvintes, por sua vez, tiveram a oportunidade de assistir à maratona de aulas e assimilar os preciosos ensinamentos do maestro. “Tenacidade, força de vontade e convicção. Estas são as forças motrizes para um bom desempenho como regente”, destaca Karabtchevsky, relembrando que aos sete anos já subia em bancos e gesticulava com os braços, orientando uma orquestra imaginária.

“É preciso ter uma sinergia com a orquestra ou teremos batedores de compasso. A linguagem corporal e o gestual são imprescindíveis. A força do olhar é também um mecanismo desta comunicação. Os cursos exploraram novas forças de expressão, que não se repetem”, reforça ele, lembrando que a maturidade gestual de um regente é como um bom vinho.

Dias da semana: Sábado

Elenco Quando Ingressos Endereço