De Bach a Bizet com a Orquestra da UniRio na Sala Cecília Meireles

A orquestra apresenta um programa que vai de Bach a Bizet neste concerto que conta com a participação do pianista Henrique Rabelo e sob a regência de Isaac Chueke.

A Orquestra da UniRio é formada pelos bacharelandos em instrumento do Instituto Villa-Lobos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ernani Aguiar e Ricardo Tacuchian, seus primeiros regentes, imprimiram a filosofia de conciliar o grande repertório com a música brasileira, tradicional e contemporânea, estreando inúmeras obras de autores nacionais. Desde 2004 sob a direção de Guilherme Bernstein, a Orquestra da UniRio apresenta-se regularmente na Sala Cecília Meireles e em diversos outros locais importantes na vida cultural carioca.

Seguindo-se à sua graduação em Regência pela Escola de Música da UFRJ, Isaac Chueke aperfeiçoou-se em Viena, Nova Iorque, Paris, tendo obtido os títulos de Mestre em Regência Orquestral pela City University of New York e de Doutor em Música com a menção ‘ Très Honorable ‘ pela Sorbonne em Paris. Foi Diretor Musical da New York International Orchestra bem como da Alhambra Orchestra em Miami. Condecorado Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres pelo governo francês, distinguido pelo Presidente Tcheco Vaclav Havel, Isaac Chueke foi convidado em 9 de maio de 2002 a dirigir o primeiro concerto comemorativo na América do Norte do aniversário da União Européia, evento contando com a presença de vários dignitários.

Henrique Rabelo é pianista e tem se apresentado em diversas salas do país, em especial no Rio de Janeiro e em São Paulo em recitais solo e de música de câmara. Cursa Bacharelado em Piano na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sob orientação da pianista e professora Erika Ribeiro. Já participou de diversos concursos nacionais, como o Concurso Nacional de Piano Mackenzie e o Concurso de Piano de Uberlândia, sendo premiado em todos eles. Também atua como pianista colaborador no Coro Oficina e Juvenil da UniRio, regido por Julio Moretzsohn, e na Oficina de Ópera da UniRio, com Carol McDavit.

Elenco: Orquestra Sinfônica da UniRio. Isaac Chueke, regente convidado. Henrique Rabelo, piano

Dias da semana: Domingo