Encerramento da 5ª Semana Internacional de Música de Câmera na Sala Cecília Meireles

A Semana Internacional de Música de Câmara do Rio é um festival com sede na Cidade das Artes dirigido pela pianista mineira Simone Leitão. O festival tem se consolidado como um dos maiores do gênero no Brasil e traz para a programação da Sala Cecília Meireles a noite de encerramento de sua 5ª edição; são 8 artistas internacionais e mais de 20 artistas nacionais, além de 24 jovens bolsistas.

No programa, a Sonata para Dois Pianos e Percussão, de Béla Bartók. A obra, escrita em 1937, é uma das mais ambiciosas e emblemáticas de música de câmara do século XX. Para interpretar esta sonata que há algum tempo não é ouvida no Rio de Janeiro, o festival traz dois duos formados e mantidos na cidade: o Duo de pianos Bretas-Kevorkian e o Duo Sá de percussão.

A noite termina com o popular Quarteto com piano em Dó menor op. 60 de Brahms, executado pela pianista Simone Leitão, o violinista Daniel Guedes, o violista russo integrante da OSB e do ensemble de Anne Sophie Mutter, Vladimir Babeshko, e o violoncelista nisei Kayami Satomi.

Elenco: Daniel Guedes, violino; Vladimir Babeshko, viola; Kayami Satomi, violoncelo; Simone Leitão, piano; Duo Sá de Percussão (Pedro Sá e Janaína Sá); Duo Bretas-Kervokian, pianos (Patrícia Bretas e Josiane Kervokian)

Dias da semana: Terça