Escola de Música Villa-Lobos mostra o trabalho de alunos e professores na Sala Cecília Meireles

Apresentações dos grupos da Escola de Música Villa-Lobos, mostrando ao público a concretização do sonho de diversos jovens em ingressar na profissão de músico e também o empreendimento de uma instituição de ensino musical dedicada a eles.

O espetáculo é composto por um elenco representado por alunos e professores, que, por sua vez, constituem grupos musicais com uma agenda de shows concorrida e de ótima aceitação do público.

O público ouvirá uma diversidade primorosa de estilos musicais, que vão do clássico ao popular, simbolizando de forma fiel o repertório tocado nas salas de aula da escola: música brasileira e suas principais influências.

A programação é dividida em dois atos:

1º Ato
Coro Juvenil
Regência: Maestro Leandro Gregório
São 25 coralistas, alunos com até 18 anos de idade, pertencentes a todos os cursos da escola. O Coro Juvenil tem experiência em apresentações, e em 2015 ganhou o primeiro lugar na categoria “coral jovem ” do Festival Brasil Vocal.

Orquestra de Câmara
Maestro convidado: Marcelo Palhares
A orquestra, composta por alunos, terá a participação especial dos professores Eugênio Ranevsky, com solo de flauta, e Willa Soanne, com solo soprano.

Chorando Baixinho
Direção musical: Genivaldo Soares
O grupo formado por alunos tem no currículo uma série de apresentações em praças públicas e eventos especiais com o melhor do repertório do choro.

2º Ato
Villa Quinteto
O grupo, formado pelos professores Alfredo Machado (violão), Anderson Cardozo (teclado), Luis Medina (flauta), Omar Cavalheiro (contrabaixo) e Rodrigo Serra (bateria), apresenta um repertório que mescla o melhor do samba e do jazz nacional.

Solo: João Carlos Assis Brasil
Participação especial do grande professor e pianista João Carlos Assis Brasil, um dos maiores nomes do instrumento em atividade.

Coro de Câmara
Regência: Maestro José d´Assumpção
O grupo, formado por 20 coralistas alunos de todos os cursos, apresenta trecho de seu espetáculo “Bitucanto”, uma homenagem a Milton Nascimento. O Coro de Câmara é um dos grupos mais tradicionais da Escola de Música Villa-Lobos, sendo uma referência nesta categoria.

Banda Black & Jazz Total
Regência: Maestro Jorge Eder
O grupo é formado por alunos de diversos instrumentos, da guitarra ao trombone, dos vocais à bateria e percussão, e conta com um repertório com o melhor do jazz, como Chick Corea, e soul, como Tim Maia.

Fina Batucada
Regência: Mestre Riko
O grupo, formado apenas por mulheres ritmistas, é regido pelo Mestre Riko, professor e fundador do curso de percussão popular da Escola de Música Villa-Lobos, e já participou de grandes eventos, como a abertura dos Jogos Pan-Americanos 2007, desfiles no Carnaval da Sapucaí, além de se consolidar como um tradicional bloco de rua carioca.

Dias da semana: Domingo