“Fogo, um passeio por canções brasileiras e portuguesas” na Sala Cecília Meireles

Música

A turnê “Fogo – um passeio por canções brasileiras e portuguesas” propõe uma viagem concebida a partir de uma das óperas mais icônicas da história da ópera em língua portuguesa: Serrana, de Alfredo Keil.

A ária de paixão e loucura da personagem principal cruza-se aqui com uma antologia de peças de compositores brasileiros e portugueses em torno dos mesmos dilemas e imaginários amorosos. Para acompanhar o feérico romantismo de Alfredo Keil selecionaram-se cinco compositores ativos no século XX e cinco compositores ativos na nossa contemporaneidade, propiciando assim uma inédita panorâmica sobre o repertório lírico luso-brasileiro das últimas décadas.

Ao longo da sua carreira, Joana Seara tem-se dedicado à interpretação de obras portuguesas do século XVIII, trabalhando com vários grupos de música antiga em Portugal na descoberta desse repertório. Foi laureada com um Sybil Tutton Award e um Worshipful Company of Glass Sellers Music Prize.

Jan Wierzba nasceu na Polônia em 1985 e vive desde cedo no Porto, Portugal. Estudou Piano na Academia de Música de Espinho e no Conservatório de Música do Porto. Após concurso público, foi distinguido com uma Bolsa de Estudos da Yamaha Music Foundation of Europe. É um dos fundadores e Diretor Musical do Ensemble MPMP, agrupamento com o qual tem trabalhado em prol do patrimônio musical português de todas as épocas.

Edward Luiz Ayres d’Abreu nasceu em Durban, África do Sul, em 1989. Iniciou os estudos de música em Portugal aos cinco anos de idade. Estudou no Conservatório Nacional e no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris. É membro fundador e, desde a fundação, Presidente da Direção do MPMP, Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, associação criada em 2009.

Elenco: Joana Seara, soprano; Jan Wierzba, piano; Edward Luiz Ayres d’Abreu, apresentação

Dias da semana: Sexta

Elenco Quando Ingressos Endereço