Ensemble San Carlino de Milão mostra na Sala Cecília Meireles os primeiros traços do sistema tonal

Música

Ao lado das pérolas monteverdianas, o Ensemble San Carlino de Milão une um repertório de música de dança da época em que a sensibilidade dos acordes se afirma de maneira definitiva.

O grupo é uma recente formação inteiramente composta de talentos emergentes no panorama da música antiga e os seus componentes originais são Ciro e Teo Aroni, Teodoro Baú, Emilio Bezzi e Elisa La Marca. Neste concerto na Sala Cecília Meireles, assume a viola da gamba a musicista Kristina Augustin, doutora em Música pela Universidade de Aveiro, Portugal.

É principalmente dedicado à interpretação dos madrigais à duas vozes de Frescobaldi, de Sigismondo e de Claudio Monteverdi, obra em que o grande gênio cremonense parece exprimir o máximo nível de experimentação na escolha dos textos poéticos e no seu tratamento musical em termos de caracterização afetiva do sentir humano. A proposta musical deste ano é especificadamente dedicada à celebração dos quatrocentos e cinquenta anos do nascimento de Monteverdi (1567-2017).

Elenco: Ensemble San Carlino (Itália): Ciro Aroni, tenor; Teo Aroni, tenor, percussão; Pedro Alcacer, chitarrone, violão barroco; Emilio Bezzi, arciliuto; Kristina Augustin, viola da gamba

Dias da semana: Quinta

Elenco Quando Ingressos Endereço