“Les Melodies”: joias do repertório lírico francês na Sala Cecília Meireles

Como parte da Série Missão Francesa na Sala, o repertório lírico francês moderno é apresentado pelas novas vozes da Escola de Música da UFRJ.

A soprano Mariana Gomes iniciou seus estudos no Coral das Meninas Cantoras de Petrópolis, onde participou de concertos importantes como o Projeto Aquarius, com a OSB e regência de Isaac Karabtchevsky. Em junho de 2016, foi solista no concerto “Sons Olímpicos”, com a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, sob regência de Antonio Seixas, na Sala Cecília Meireles. Atualmente, cursa bacharelado em canto na Escola de Música da UFRJ sob orientação do professor Alberto Pacheco.

O baixo Leonardo Thieze atualmente é integrante do coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Academia de Ópera Bidu Sayão, no qual participou de diversas óperas e concertos. Tem cinco CD’s gravados, dois com o coral Brasil Ensemble sob a direção de Maria José Chevitarese e três com o coral dos Canarinhos de Petrópolis sob a direção de Marco Aurélio Lischt.Atualmente cursa bacharelado em canto na UFRJ sob a orientação do professor Alberto Pacheco.
Rafaela Vieira Fernandes teve sua primeira experiência no palco como cantora aos 14 anos, em 2003, quando participou do Festival Estudantil de Petrópolis alcançando a primeira colocação entre os participantes. Em 2012, já cursando canto na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou da ópera “Così Fan Tutte” de Mozart, regida por André Cardoso e da opereta “Trial by Jury” de Gilbert & Sullivan sob a regência de Juliano Dutra Aniceto. Atualmente é integrante do musical “Love Story” dirigido por Tadeu Aguiar.

A soprano Luisa Suarez estreou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na ópera Orfeu e Eurídice de Gluck, onde interpretou o Amore. Aluna integrante da Academia de Ópera Bidu Sayão do Theatro Municipal-RJ, teve papel destacado na primeira montagem da Academia. Graduou-se, com distinção, no Bacharelado em Artes Dramáticas pela Universidade de Toronto (Canadá) e atualmente cursa o Bacharelado em Canto na Escola de Música da UFRJ.

Beatriz Simões atua no cenário lírico de diversas formas, a começar de sua participação como corista no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, cantando títulos importantes, tais como Requiem de Verdi, Nona de Beethoven, Stabat Mater de Rossini, até papéis solistas em óperas nos palcos e salas de concerto. Foi premiada com menção honrosa no Concurso Aldo Baldin, realizado em Santa Catarina em 2014.

A soprano Tatiana Nogueira é integrante da academia de ópera Bidu Sayão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi premiada com o segundo lugar no concurso nacional de canto e piano de câmara Francisco Mignone em 2016 e também no 13º concurso de Canto Maria Callas, em 2015, recebendo o prêmio “Ópera de Manaus”. Atualmente cursa bacharelado em canto na Escola de música da UFRJ sob a orientação do professor Homero Velho.

Katia Balloussier foi vencedora de sete concursos nacionais de piano, dentre os quais o Concurso “Arnaldo Estrella” (1982) em Juiz de Fora. Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista, se apresentando nas principais salas de concerto do país ao lado de renomados músicos brasileiros e estrangeiros. Desde 1997, ocupa o cargo de pianista acompanhadora da Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio).

Elenco: Novas Vozes da Escola de Música da UFRJ

Dias da semana: Terça, Quarta