Mostra da CAL no Teatro Glaucio Gill prossegue com  “Pesquisa Sobre o Desaparecimento de um Anão de Jardim”

Comédia Dramática

"Pesquisa Sobre o Desaparecimento de um Anão de Jardim" é a montagem seguinte da mostra no Teatro Glaucio Gill  que está celebrando os 35 anos da CAL.

O texto, de Matéi Visniec, é uma grande metáfora da exclusão social, da relação entre oprimidos (anões de jardim) e opressores (donos de anões). De modo inventivo, o texto faz uma crítica divertida e incisiva sobre a desigualdade, o consumismo e o individualismo. Em suma, sobre o absurdo do capitalismo e do nosso modo de vida fútil e injusto. Escrito em 2008,  o texto é ainda mais atual, contundente e pertinente nove anos depois.

O pai do menino Tales compra um anão de jardim. Felipe, amigo de Tales, fica indignado: "Temos que lhe devolver a liberdade”. Tales se diverte com a sua reação: “Ele não é um anão de verdade”. Felipe retruca:” Você nunca vai poder ser aceito por eles se não tiver compaixão pelo sofrimento deles”.

Todas as noites, Felipe passa a reunir seus amigos no jardim de Tales e eles brincam de ser anões de jardim. Neste faz de conta, os anões se revoltam com a sua condição:” Não queremos mais alegrar a monotonia da vida dos donos. Queremos partir”.

Liberados por Felipe, os anões de jardim organizam uma fuga em massa e abandonam seus donos.

Autoria: Matéi Visniec

Direção: Ivan Sugahara