Na Sala Cecília Meireles, a pianista polonesa Ewa Poblocka

Premiada no prestigioso Concurso Internacional Frédéric Chopin, de Varsóvia, a pianista apresenta na Sala obras do compositor polonês, além de peças de Schubert, Bach e Mozart.

A pianista polonesa Ewa Poblocka teve suas primeiras aulas aos cinco anos de idade. Estudou no Academia de Música de Gdánsk, graduando-se com distinção em 1981. Foi premiada no prestigioso Concurso Internacional Frédéric Chopin, de Varsóvia, por sua interpretação de Mazurkas do compositor. Foi ainda recipiente do primeiro prêmio na International Viotti Music Competition.

Pobloca tem se apresentado na Europa e pela América, bem como na Austrália, sempre nas mais importantes salas de concerto. Foi solista frente à London Symphony Orchestra, à English Chamber Orchestra, à Sinfonia Varsovia, entre outras, acompanhada de maestros como Kazimierz Kord e Antoni Wit. A pianista também é uma entusiasta da música de câmara, tendo feito aparições regulares com o Silensian Quartet e também ao lado de cantores como Jadwiga Rappe e Olga Pasichnyk. Já se apresentou com Dang Thai Son (em peças para piano a 4 mãos e para dois pianos) e com o Philharmonia Quartett Berlin. Sua trajetória inclui ainda a estreia de várias obras de compositores contemporâneos, incluindo Witold Lutoslawsky e Pawel Szymanski.

Com uma discografia que inclui mais de 50 gravações, Ewa Poblocka já gravou para os selos Deutsche Grammophon, Pony Canyone Victor JVC.

Elenco: Ewa Poblocka, piano

Dias da semana: Segunda