Na Sala Cecília Meireles, Orquestra Sinfônica Nacional da UFF homenageia Edino Krieger

Música

Para celebrar o nonagésimo aniversário de Edino Krieger, com quem a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF possui relação historicamente afetiva, seu nome é escolhido para uma justa homenagem.

Edino Krieger é uma personalidade nacional referência para musicistas e estudiosos de música por sua consagrada trajetória profissional caracterizada por forte cunho socioeducativo e que percorre múltiplas dimensões: a crítica, produção musical e a composição. Seu trabalho é marcado pela compreensão da importância da música na educação e, através dela, da sua eficácia para a inserção dos indivíduos nas problemáticas da vida e do mundo.

Como crítico, escreveu sobre temas de extrema relevância buscando interferir nas políticas culturais de forma a promover a formação musical de qualidade através de discussões estéticas e de igual importância. Divulgava os vários concursos nacionais e internacionais que oportunizavam a participação de novos talentos.

Como compositor, enriqueceu cada vez mais o repertório solista, camerista, coral e orquestral brasileiro, além ter transitado por diferentes gêneros da música popular com requinte e domínio das técnicas de composição. Já como produtor musical, é considerado responsável importante pelo desenvolvimento e pela preservação da música brasileira, particularmente as dos períodos colonial e contemporâneo, levando muitos estudiosos a considerarem que a produção musical brasileira pode ser dividida em duas fases: antes e depois de Edino Krieger.

Em 2018, para celebrar o nonagésimo aniversário de Edino Krieger, com quem a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF possui relação historicamente afetiva, seu nome é escolhido para uma justa homenagem.

Elenco: Orquestra Sinfônica Nacional da UFF. Tobias Volkmann, regência. Veruschka Mainhard, soprano

Dias da semana: Sábado

Elenco Quando Ingressos Endereço